PUBLICIDADE

Confira o que abre e o que fecha neste feriado de Finados no Rio

1 nov 2012 - 18h36
Compartilhar

Com o feriado de Finados nesta sexta-feira, comércios e serviços funcionarão em horários diferenciados. Bancos não abrem na sexta, e os cemitérios terão missas de hora em hora. Confira o que abre e o que fecha no Rio de Janeiro neste feriado.

Cemitérios

A orientação da Santa Casa de Misericórdia, que administra 13 cemitérios da cidade, é para que as pessoas evitem ir aos cemitérios em carros particulares já que as zonas de estacionamento serão restringidas pela Companhia de Tráfego (CET-Rio). Os portões vão ser abertos a partir das 6h e só serão fechados quando o último visitante sair.

Como prevenção para a dengue, a Santa Casa pede que não seja colocada água nas sepulturas e que as pessoas acendam velas apenas nos locais indicados e levem apenas as flores sem invólucros para evitar risco de incêndios.

A arquidiocese do Rio vai celebrar missas de hora em hora em todos os cemitérios. O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta vai celebrar missa no Cemitério São Francisco Xavier às 8h e no Cemitério de Santa Cruz às 16h.

Comércio de Rua

Segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (Sindilojas-RJ), o comércio de rua está autorizado a funcionar normalmente no dia 2 de novembro. No sábado, esquema de funcionamento semelhante ao que ocorre normalmente.

Shoppings

Na sexta, lojas funcionam das 15h às 21h, e as praças de alimentação ficam abertas das 10h às 23h. No fim de semana, os shoppings funcionarão igual qualquer outro.

Bancos

As agências bancárias ficam fechadas nesta sexta-feira, e reabrem normalmente na segunda-feira, dia 5.

Correios

As agências fecham na sexta, com exceção da unidade do aeroporto do Galeão. No sábado, funcionam normalmente.

Metrô

Na sexta-feira, o metrô circula das 7h às 23h, com transferência de linhas na estação Estácio. No fim de semana, funcionamento normal, com trens circulando no sábado, das 5h até 0h. No domingo, circulam das 7h às 23h. A transferência entre as linhas 1 e 2 também será feita no Estácio, nos dois dias.

Supervia

Os trens da empresa farão um esquema igual de domingo para esta sexta-feira, feriado de Finados. Já no fim de semana, a operação será como outro qualquer.

Barcas

A linha Rio-Niterói opera com 30 minutos de intervalo na sexta-feira. A primeira saída do Rio está prevista para 6h. Em Niterói, a primeira barca sai às 5h30. As linhas Charitas e Cocotá não operam no feriado, mas voltam a circular normalmente no sábado.

Saúde

Hospitais de emergência e unidades de saúde 24 horas da prefeitura funcionam sem parar. Já os centros municipais de saúde e clínicas da família ficam fechadas nesta sexta-feira, mas reabrem normalmente no sábado.

Supermercados

Funcionam de acordo com a opção de cada rede na sexta-feira. No sábado e domingo, abrem em horário normal.

Loterias

Fecham na sexta-feira, porém reabrem normalmente no sábado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade