PUBLICIDADE

Comissão da Câmara aprova desativação do Minhocão

Projeto precisa passar em outras comissões antes de ir a votação; futuro da estrutura, que pode ser demolida ou transformada em parque, ainda não está definido

27 nov 2014 - 15h00
(atualizado às 16h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Paulo Pinto / Fotos Públicas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de São Paulo aprovou na quarta-feira o projeto que acaba com a circulação de veículos no Elevado Costa e Silva e cria o Parque Minhocão. O projeto ainda precisa passar em outras três comissões antes de ir a votação em plenário.

A restrição definitiva do tráfego no Minhocão está prevista no Plano Diretor – que estabelece regras para o crescimento da cidade nos próximos 15 anos e está em vigor desde o 31 de julho – e deverá ser feita de forma progressiva.

“A previsão é que a desativação ocorra em até quatro anos. O limite é de 15 anos (prazo do Plano Diretor), mas pode ser antes”, disse o vereador José Police Neto (PSD), que assina o projeto de lei (PL) 10/2014 com os vereadores Nabil Bonduki (PT), Toninho Vespoli (PSOL), Ricardo Young (PPS), Goulart (PSD), Gilberto Natalini (PV), George Hato (PMDB) e Aurélio Nomura.

A partir da desativação do tráfego, o futuro do Minhocão – um dos maiores fracassos urbanísticos de São Paulo – será discutido pelas demais comissões da Casa e também com a população. A primeira audiência pública sobre o tema, realizada em setembro, contou com a presença de moradores da região e coletivos, que defenderam três propostas distintas: a demolição da estrutura; a criação de um parque suspenso; e, ainda, a criação de um parque linear, a partir da demolição da via – esta última foi a única proposta que agradou a todos.

Atualmente, o Minhocão já é espaço de lazer aos domingos e feriados e também à noite (das 21h30 às 6h30), quando o tráfego é fechado.

Trânsito

O projeto precisa passar pelas comissões de Transporte, de Política Urbana e de Finanças. Na audiência pública de setembro, o gerente de planejamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Vicente Petrocelli, disse que os estudos sobre os impactos da desativação do Minhocão no trânsito na cidade não apontavam “nenhuma tragédia”. “Esses estudos já levam em consideração as intervenções que estão sendo feitas no transporte público coletivo. Temos a linha 6-laranja do Metrô, temos o Expresso Norte”, afirmou Police Neto.

Com 2,8 km de extensão, o Elevado Costa e Silva liga a região da Praça Roosevelt, no centro da capital, ao Largo Padre Péricles, em Perdizes, na zona oeste.  A obra foi inaugurada em 1971, em plena ditadura militar, pelo então prefeito biônico Paulo Maluf. Como forma de homenagear aquele que lhe deu o cargo, Maluf batizou o Elevado com o nome do general Costa e Silva.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade