PUBLICIDADE

Cidades

Com sensação térmica de -13ºC, neve é registrada em 7 cidades de SC e RS

Fenômeno ocorreu em São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra, Urupema e Água Doce

14 ago 2013 - 07h36
(atualizado às 13h23)
Compartilhar
Exibir comentários
São Joaquim, na serra catarinense, registrou neve nesta quarta-feira
São Joaquim, na serra catarinense, registrou neve nesta quarta-feira
Foto: Wagner Urbano/On Jack Cidade da Neve Portal de Notícias / Divulgação

Cinco cidades de Santa Catarina e duas do Rio Grande do Sul registraram neve entre a noite de terça-feira e a manhã desta quarta-feira. De acordo com a Epagri/Ciram, o fenômeno ocorreu nos municípios catarinenses de São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra, Água Doce e Urupema. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou neve em Bom Jesus e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. 

Confira a previsão do tempo na sua cidade

Saiba como se calcula a sensação térmica

De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, a combinação da alta umidade com a baixa temperatura criou a condição propícia para a ocorrência de neve. "Ainda na madrugada tivemos chuva congelada e no início da manhã começou a nevar, inclusive forte", contou Marilene sobre São Joaquim. 

<p>Em São Joaquim, Santa Catarina, a previsão é que a neve se repita durante o dia na cidade</p>
Em São Joaquim, Santa Catarina, a previsão é que a neve se repita durante o dia na cidade
Foto: Aldemar Bola Pereira / vc repórter

Em Santa Catarina e em Cambará do Sul, a neve ocorreu na manhã desta quarta. Já em Bom Jesus, o fenômeno foi registrado ainda na noite de terça-feira. 

A previsão é que a neve se repita durante o dia, inclusive com chance de ocorrer em outros municípios de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul, de acordo com informações da Climatempo.

Embora as temperaturas tenham ficado acima de 0ºC por volta das 8h em Santa Catarina, o vento frio aumentou a sensação de frio no Estado. Em São Joaquim, por exemplo, o termômetro marcou 0,8ºC e a sensação térmica era de -13ºC. Em Rancho Queimado, na região metropolitana, a temperatura era de 4,3ºC e a sensação de -12ºC. 

Frio se espalha

O motivo é a forte massa de ar polar que atua sobre o Sul do Brasil e deixa a temperatura muito baixa nos três Estados até o próximo sábado. Segundo a Climatempo, estão previstas temperaturas abaixo de 0ºC. Nesta quarta-feira, a sensação de frio será agravada por  ventos moderados e ausência do sol.

Ao longo do dia, a massa de ar polar se espalha sobre o centro-sul do Brasil e as temperatura caem consideravelmente no centro-norte e leste do Paraná, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso. A temperatura deve ficar 10ºC ou mais abaixo dos valores registrados na terça-feira.

Geada

Há risco de geada moderada a forte nesta quinta-feira em praticamente toda a região Sul e no sul de Mato Grosso do Sul. Na sexta-feira, volta a gear de forma generalizada no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no centro-oeste e sul do Paraná. No sábado, a geada ainda deve ocorrer na serra gaúcha, serra e planalto sul de Santa Catarina. 

Colaborou com esta notícia o internauta Aldemar Bola Pereira, de Balneário Camboriú (SC), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade