PUBLICIDADE

Cidades

Com filmes, Curitiba sedia o 3º Fórum Mundial da Bicicleta

14 fev 2014 - 18h59
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Público poderá assistir a filmes no Cicle Cine</p>
Público poderá assistir a filmes no Cicle Cine
Foto: Douglas Oliveira / Divulgação

A capital paranaense promove até o domingo, a terceira edição do Fórum Mundial da Bicicleta. O evento voltado para ciclomobilidade teve início no dia 13 conta com debates de especialistas nacionais e internacionais, oficinas, mesas-redondas, sessões de cinema, passeios ciclísticos, festas de rua, entre outras atividades gratuitas espalhadas por diversos pontos da cidade.

Para este ano, o tema escolhido foi ‘A Cidade em Equilíbrio’ que busca resgatar ideias de planejamento, discutir mobilidade urbana, refletir e encontrar soluções para harmonizar o convívio entre pedestres, ciclistas e motoristas no trânsito. 

Entre os assuntos escolhidos para a edição estão o planejamento e implementação de políticas públicas de mobilidade, percepção de risco de ciclistas, crise da mobilidade urbana, dicas para viajar de bicicleta, implantação de sistemas públicos urbanos de bicicletas no Brasil, como propor a Lei da Bicicleta, entre outros.

<p>O Fórum Mundial da Bicicleta discute questões de mobilidade urbana e ações do cicloativismo </p><p> </p>
O Fórum Mundial da Bicicleta discute questões de mobilidade urbana e ações do cicloativismo
Foto: César Brustolin/ SMCS

Dentro da programação do Fórum, acontece o Cicle Cine na Cinemateca de Curitiba. A mostra de cinema sobre bicicletas conta com títulos como ‘I Still Love You’, ‘Sociedade dos Homens Óleo’ e ‘Caminho Deserto’, além do lançamento de novos filmes. 

No sábado (16) acontece o 1º Torneio de Bike Polo, um jogo em quadra, onde se utiliza a bicicleta e, no máximo, três jogadores de cada lado. Os materiais para a partida são tacos, bolinhas e cones para definir o local do gol.

O Fórum Mundial da Bicicleta teve início em 2012, em Porto Alegre, um ano após o atropelamento coletivo de ciclistas na capital gaúcha. Em 2013, a segunda edição reuniu mais de sete mil pessoas de todo mundo. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade