PUBLICIDADE

CNJ mostra abandono de internados em hospital psiquiátrico de Sorocaba

5 abr 2013 - 08h49
(atualizado às 08h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Um terço dos internados no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, em Sorocaba, interior paulista, não tem carteira de identidade. Segundo levantamento divulgado na quinta-feira pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 131 dos 405 pacientes estão sem o documento de identificação. Os dados mostram ainda que 77% não têm CPF e 46,9%, certidão de nascimento.

A falta de documentação é, para o conselheiro do CNJ, Silvio Rocha, um indicativo da situação de abandono dos pacientes. "A situação mais comum desse abandono está na falta de uma rede de assistência social e de saúde que acompanhe essas internações. No levantamento, percebemos que muitos ali não têm sequer documentos civis, como documento de identidade, CPF ou certidão de nascimento", destacou.

O Hospital Vera Cruz foi escolhido para o primeiro censo psiquiátrico do CNJ por causa das denúncias de maus-tratos. Em 2011, o Ministério Público Federal abriu uma investigação para apurar os casos de abuso e a unidade chegou a sofrer uma intervenção do Ministério da Saúde.

O abandono e a falta de vínculos sociais aparecem ainda em outros dados. A metade (49,8%) dos pacientes do hospital não recebe visitas. Em 31,3% dos casos não há informações sobre os parentes e da cidade onde residiam. Também não se sabe o motivo da internação de 51,6% dos casos e, em 29,38% dos prontuários constam como internação involuntária.

Sobre o tempo de internação, o levantamento indicou que 10,8% dos pacientes estão no hospital há mais de 25 anos, 55,5% há mais de dez anos e 88,4% há mais de um ano.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade