PUBLICIDADE

Cidade do RS registra 3 tremores de terra no final de ano

4 jan 2010 - 11h35
(atualizado às 11h41)
Compartilhar

A cidade de Caxias do Sul, localizada na região serrana do Rio Grande do Sul, registrou três tremores de terra no período entre os dias de Natal e Ano-Novo. De acordo com o coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil, tenente-coronel José Francisco Barden da Rosa, os abalos foram sentidos, principalmente, nos arredores dos bairros Jardim América, Primeiro de Maio e Beltrão de Queiroz. Não houve registro de danos em razão dos tremores.

De acordo com Barden, os tremores não oferecem riscos para a população, pois foram de baixa intensidade. "Em estudos realizados há dois anos, ficou comprovado que estes tremores são provocados por acomodações de água no subsolo. Isso ocorre principalmente após períodos prolongados de chuva, como o que tivemos em novembro e dezembro do ano passado, no qual foi registrado o maior volume de chuvas dos últimos 100 anos", afirmou.

O coordenador da Defesa Civil municipal explica que a intensidade dos tremores foi medida e a velocidade máxima constatada foi de 5 mm por segundo. Para provocar danos, a velocidade deve ser dez vezes maior, isto é, de 50 mm por segundo.

Pela baixa intensidade, também não houve registro no Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB). Mesmo assim, será solicitada a avaliação de um geofísico, que apontará ou não a necessidade de outro estudo mais aprofundado, afirmou a prefeitura de Caxias do Sul.

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, ficou acertado que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente entraria em contato com a mesma equipe que realizou estudos na zona norte de Caxias, há dois anos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade