PUBLICIDADE

Chuvas no Sudeste já fizeram 19 vítimas desde o Natal

4 jan 2011 - 14h21
(atualizado às 14h26)
Compartilhar

A tempestade que atinge a região Sudeste já matou 19 pessoas desde o dia 25 de dezembro, de acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil. "Do Natal para cá, foram cinco mortos no Espírito Santo, 12 em Minas Gerais, e no Rio de Janeiro tivemos duas mortes e um desaparecimento", disse o chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres, Armin Augusto Braun.

Ele afirmou que o Espírito Santo é o Estado mais afetado, com 33 municípios em estado crítico, seguido por Minas Gerais. "Quanto a desabrigados e desalojados, até o momento temos 17.093 no Espírito Santo, 1.766 em Minas Gerais e 3.441 no Rio de Janeiro".

De acordo com Braun, os principais riscos deste período de chuva mais intensa são as inundações e deslizamentos de encostas. "Mesmo sem nenhum risco extremo previsto para essa região nos próximos dias, se a área é de risco, o morador deve sair o quanto antes da residência e buscar a defesa civil municipal. Se for caso de risco à vida, procurar o Corpo de Bombeiros para informações de como proceder", afirmou.

Segundo o meteorologista Claudenir de Azevedo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Minas Gerais, algumas regiões ainda sofrerão com as chuvas nos próximos dias. "Tivemos um período com muitas chuvas e ainda estamos passando por ele. A tendência para os próximosdias é que a chuva se concentre no sul do estado, no Triângulo Mineiro e na Zona da Mata. Na capital, a previsão é que a chuva tenha uma redução a partir de quinta-feira e teremos então uma certa melhoria no índice pluviométrico".

O Inmet no Rio de Janeiro, que também é responsável pelo Estado do Espírito Santo, informa que a tendência capixaba é que o tempo melhore já a partir de quarta-feira. "Nesta terça ainda chove um pouco por lá", afirmou o meteorologista Almerino Marinho. Já a previsão para o Rio de Janeiro continua sendo de chuva, principalmente na região serrana. "Mas essa chuva vai dar uma acalmada a partir de quinta-feira".

No Espírito Santo, Rio Itapemirim transbordou e alagou ruas da região
No Espírito Santo, Rio Itapemirim transbordou e alagou ruas da região
Foto: PMCI / Divulgação
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade