PUBLICIDADE

Chuvas isolam cidades na região sul do Espírito Santo

27 dez 2010 - 13h39
(atualizado às 14h50)
Compartilhar

As fortes chuvas que caíram na madrugada desta segunda-feira no Espírito Santo isolaram alguns municípios da região sul do Estado. Seis municípios sofrem com alagamentos e podem decretar situação de emergência ainda hoje.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, as cidades de Itarana, Itaguaçu, Muqui, Mimoso do Sul, Santa Maria de Jetibá e Laranja da Terra registraram diversos pontos de alagamento.

Ainda segundo a Defesa Civil, as cidades de Itarana e Itaguaçu estão isoladas, sem acesso por via terrestre. O Rio Santa Joana, que passa pelos dois municípios, teve seu nível elevado em 5 m devido à chuva que teve início às 3h desta segunda-feira, deixando diversas casas debaixo d´água.

Em Itaguaçu, desalojados e desabrigados estão sendo levados para dois abrigos provisórios, de acordo com informações das prefeituras. No distrito de Córrego Flor, a Rodovia Estadual ES-164, que liga a saída da cidade ao município de Baixo Guandu cedeu, os sistemas de abastecimento de água e telecomunicações foram afetados e duas escolas ficaram alagadas. Três pontes que dão acesso ao interior foram destruídas, uma delas interrompe o acesso a Sobreiro de São Sebatião.

Em Itarana já foram registrados em torno de 450 desalojados e 120 desabrigados se encontram no salão paroquial, que foi ativado como abrigo provisório. Cerca de 7 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Em Muqui não há registro de desabrigados e desalojados, porém, devido o Rio Muqui ter tido seu nível aumentado, existem em torno de mil pessoas afetadas. Algumas casas estão em risco, e uma equipe do Corpo de Bombeiros está no município para ajudar na remoção de pessoas em áreas em risco.

No município de Mimoso do Sul, as águas já baixaram, e não há desabrigados nem desalojados. Já em Laranja da Terra a chuva afetou o distrito de Joatuba, com dez casas foram inundadas.

Na cidade de Santa Maria de Jetibá, a ponte Caramuru caiu. No bairro de Alto Rio Osmoso, três casas foram soterradas, além de inudanções registradas nos bairros de São Luiz, Vila Jetibá, Vila Nova e o Centro do município.

Segundo informações do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES), na Grande Vitória a chuva causou danos em Cariacica. No bairro Novo Brasil, uma casa encontra-se em risco.

As Defesas Civis Municipais já estão monitorando as áreas de risco e dando o suporte necessário a população.

Até às 14h30 desta segunda, a Defesa Civil não havia registrado vítimas nas cidades afetadas pelas chuvas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade