PUBLICIDADE

Chuvas em AL deixam 10 mortos e mais de 100 desaparecidos

19 jun 2010 - 13h32
(atualizado às 19h25)
Compartilhar
Odilon Rios
Direto de Maceió

A Defesa Civil de Alagoas confirmou neste sábado a morte de dez pessoas devido às fortes chuvas que atingem o Estado há três dias. Dois corpos foram encontrados na cidade de Paulo Jacinto, dois em Branquinha e seis em União dos Palmares. Todos os municípios ficam no Vale do Mundaú.

Chuva alagou ruas de cidades alagoanas
Chuva alagou ruas de cidades alagoanas
Foto: Cada Minuto / Especial para Terra

"As informações que chegaram, segundo relatos de moradores da região, é que essas (seis) pessoas foram arrastadas pelo rio Mundaú", disse o secretário-executivo da Defesa Civil, coronel Denildison Queiroz. Segundo o militar, a expectativa é que mais corpos sejam encontrados em Rio Largo, onde o Mundaú desemboca. Na cidade, a força da água arrastou parte da linha férrea.

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) decretou situação de emergência em 19 cidades que abrangem a região do Vale do Mundaú, na zona da mata do Estado. Pelos números apresentados pelo governador, Alagoas tem 76 mil desabrigados - em uma comunidade quilombola na cidade de União dos Palmares são 56 famílias que perderam as casas - e mais de 100 pessoas desaparecidas.

"Alagoas vive uma tragédia e o nosso objetivo neste momento é garantir salvarmos vidas. Espero, com fé em Deus, que os desparecidos sejam encontrados com vida", disse o governador, que hoje convocou todos os secretários, todas as forças policiais - incluindo o Exército, a Marinha e a Aeronáutica- e entrou em contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir socorro federal. Em resposta, o Palácio do Planalto envia, esta tarde, dois ministros, o da Integração Nacional, João Santana, e o da Defesa, Nelson Jobim, que sobrevoam as cidades atingidas pela enchente.

O chefe do Executivo de Alagoas sobrevoou os municípios afetados nesta manhã. "Estou indo às cidades para prestar solidariedade aos prefeitos e aos moradores em situação de risco", disse.

A situação mais grave é no Vale do Mundaú. No município de Santana do Mundaú, uma ponte desabou e, em São José da Laje, as ruas estão tomadas pela água. Em Matriz de Camaragibe, São Luiz do Quitunde e Maragogi, área norte do Estado, o rio Camaragibe transbordou e invadiu vias nas cidades.

Em Marechal Deodoro, Rio Largo e Satuba, também no interior, a Defesa Civil recomendou que as pessoas saíssem de suas casas, por causa do risco de transbordamento dos rios. No sertão alagoano a chuva preocupa a cidade de Santana do Ipanema. O rio Ipanema não para de subir, mas ainda não há registros de desabrigados.

Em nota, na manhã deste sábado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) pediu que os motoristas evitem passar pelas cidades de União dos Palmares e Joaquim Gomes, porque a pista está interditada.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade