PUBLICIDADE

Chuvas causam alagamentos e colocam Defesa Civil em alerta em SC

Instabilidade deve dar lugar ao frio devido a uma massa de ar polar que chega ao Estado - pode ocorrer chuva congelada e neve na serra de SC

10 ago 2013 - 15h04
(atualizado às 15h04)
Compartilhar
Exibir comentários

As chuvas registradas em Santa Catarina neste sábado causaram alagamentos em algumas cidades da região serrana. Em Lages, a 220 quilômetros de Florianópolis, equipes da Defesa Civil monitoram a situação de comunidades que vivem às margens dos rios Passo Fundo, Carahá e Ponte Grande. Vários pontos de alagamentos foram registrados em pelo menos seis bairros da cidade.

Três famílias estão desalojadas devido ao risco de deslizamentos de terra. A prefeitura do município já disponibilizou um ginásio de esportes para atendimento a desabrigados.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Lages, Adilson Panek, o acumulado de chuva das últimas horas superou toda a média do mês de agosto. Entre a sexta-feira e a manhã deste sábado, choveu 127 milímetros - em todo o mês, o esperado não passa de 122 milímetros.

Desabamento

As chuvas no sul do Estado também já se aproximam dos 100 milímetros e começam a causar alagamentos. Em Criciúma, a 190 quilômetros de Florianópolis, o salão de festas de um edifício foi destruído por um deslizamento de terra no bairro Santa Bárbara.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a forte chuva que atingiu a cidade na noite de sexta, aliada a uma escavação em uma construção vizinha, teriam causado o problema. Não havia ninguém no local e a área foi isolada pela Defesa Civil.

O Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (CIRAM) alerta que a presença de uma frente fria ainda deve trazer muita chuva ao Estado neste sábado. Órgãos de segurança estão em alerta devido à possibilidade de alagamentos e deslizamentos de encostas.

Para o domingo, a frente fria se afasta e dá lugar a uma massa de ar polar que irá derrubar as temperaturas. "Entre o fim da tarde e noite (deste sábado), pode ocorrer chuva congelada e neve nas áreas altas da serra catarinense, porém com baixa possibilidade, podendo se estender até a madrugada do domingo", alerta o órgão, acrescentando que em várias regiões a temperatura mínima pode variar entre 0° e 4°C.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade