PUBLICIDADE

Chuva volta no verão, mas deve durar pouco tempo no Sudeste

21 dez 2014 - 10h39
(atualizado às 10h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O verão começa oficialmente neste domingo, às 21h03, pelo horário brasileiro de verão. A expectativa pelo verão de 2015 é maior, pois a falta de chuva do verão de 2014 deixou o Brasil numa crise de água e de energia sem precedentes. A geração de energia foi “salva” o ano todo pela operação das termoelétricas.

O calor do verão de 2014 bateu recordes históricos no Brasil. São Paulo teve o fevereiro mais quente em 71 anos de medições meteorológicas. Até o dia 12 de dezembro de 2014, o Rio de Janeiro registrou 40,0°C ou mais dez vezes, sete delas em fevereiro deste ano.

Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo, em 2015 não teremos tanta seca ou calores extremos como no último verão. Nesta estação, não teremos o que foi chamado de “bloqueio atmosférico” sobre o continente, o que impediu a passagem de frentes frias. “As frentes frias devem passar e provocar chuvas neste verão”, disse Nascimento.

A expectativa dos meteorologistas é de que ocorra o calor abafado e que as famosas chuvas de verão voltem nos finais de tarde. “Durante o mês de janeiro, as chuvas ficarão concentradas em uma faixa que pega boa parte do Sudeste, parte do Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e parte do Norte do Brasil. Nas demais áreas, no Norte e Nordeste, chuva muito abaixo do normal e no restante do Sul será muito próximo da normalidade”, disse.

Segundo o meteorologista, a localização das chuvas devem se inverter em fevereiro, parando antes da normalidade na região Sudeste e ocorrendo em maior volume na região norte de Minas e no Nordeste. “Durante o mês de Março, a chuva não retorna ao Sudeste e ao Centro-Oeste, parando antes do tempo previsto. Para de chover e esquenta bastante, acima do normal, já no mês de março”, completou.

Duelo de fotos da Primavera Duelo de fotos da Primavera

A estação das flores chegou ao fim, mas você pode escolher a melhor foto da Primavera

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade