PUBLICIDADE

Chuva tira 360 pessoas de casa em SC; idoso está desaparecido

12 mai 2010 - 15h46
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A chuva forte que castigou o Estado de Santa Catarina nas últimas 36 horas causou prejuízos em vários municípios e deixou uma pessoa desaparecida. No total, o Estado já contabiliza 306 desalojados e 58 desabrigados em 12 municípios.

Morador retira cachorro e pertences de região alagada em Criciúma (SC)
Morador retira cachorro e pertences de região alagada em Criciúma (SC)
Foto: Saimon Novack / Divulgação

A situação mais grave é registrada em Anitápolis, localizada a cerca de 100 km de Florianópolis. A cidade está completamente isolada, sem energia elétrica e abastecimento de água. No início da manhã, uma casa foi jogada dentro de um rio após um deslizamento de terra. O morador, Pedro Claudino, 76 anos, permanece desaparecido.

De acordo com o prefeito Saulo Weiss (PMDB), o município deve decretar situação de emergência nas próximas horas. Ele ressaltou que a situação dos moradores é "calamitosa" após uma madrugada e início da manhã com fortes chuvas. "Estamos sem acesso para nenhum lado".

Na região sul do Estado, alagamentos foram registrados em Criciúma, Araranguá, Nova Veneza, Urussanga, Laguna e Tubarão. A precipitação em Criciúma chegou a 160 mm nas últimas 48 horas, índice superior a toda a média histórica do mês de maio, segundo levantamento divulgado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram).

O diretor da Defesa Civil estadual, Emerson Emerin, explicou que o nível do rio Araranguá subiu consideravelmente e que a maré alta dificulta o escoamento da água, agravando a situação.

Em Florianópolis, foram registrados alagamentos na região sul da cidade, ainda na noite desta terça-feira. Pela manhã, casas da região do rio Tavares, no sul da cidade, permaneciam alagadas.

Os órgãos estaduais emitiram um alerta para que embarcações evitem o mar devido à instabilidade que deve prosseguir pelas próximas horas. O litoral sul e a região da Grande Florianópolis serão as mais afetadas pelo menos até o início da tarde desta quinta-feira. Um ciclone extratropical bastante intenso que se formou no oceano e um chamado vórtice ciclônico seria o principal causador das fortes chuvas na região sul.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade