PUBLICIDADE

Chuva segue forte em SP por pelo menos mais 2 dias

3 jan 2011 - 10h38
(atualizado às 11h20)
Compartilhar

O ano de 2011 começou com uma mudança radical das condições do tempo de São Paulo. O sol e o calor predominaram na última semana de 2010, que teve poucas pancadas de chuva, mas, no primeiro fim de semana de 2011, grandes áreas de instabilidade se formaram sobre São Paulo, provocando chuva forte e volumosa em muitas áreas do Estado. As informações são da Climatempo, que prevê que pelo menos até quarta-feira os paulistas irão conviver com muita chuva.

Chuva atingia São Paulo no início da manhã desta segunda-feira
Chuva atingia São Paulo no início da manhã desta segunda-feira
Foto: Ivan Pacheco / Terra

A mudança no tempo em São Paulo foi provocada por uma grande alteração na circulação dos ventos sobre o Brasil, que forçou a concentração do ar quente e úmido sobre o Estado. A baixa pressão atmosférica que predomina neste início de ano ajuda a formar e a manter as nuvens de chuva sobre os municípios paulistas. Há muita água acumulada no solo, e há riscos de alagamentos e deslizamentos. Alguns córregos podem transbordar. No fim da semana, o sol deve reaparecer com mais força, mas as pancadas de chuva devem continuar.

A chuva que atingiu na Baixada Santista de sábado para domingo deixou muitas áreas alagadas, causando um enorme transtorno numa época de grande movimento turístico e comercial, por conta das férias. Segundo a Defesa Civil de Santos, das 10h de sábado até às 10h de domingo, foram acumulados 175,8 mm, enquanto o volume normal de chuva para todo o mês de janeiro é de 278,7 mm.

Na capital, não houve nenhum temporal com raios e trovões, mas a chuva não deu trégua desde a noite de sábado e, em vários momentos, choveu com intensidade moderada a forte. Do sábado até por volta das 10h da manhã de segunda-feira, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou 29 pontos alagados na cidade, sendo que 20 foram no domingo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre as 10h do domingo e as 10h desta segunda-feira, a estação meteorológica do Mirante de Santana acumulava quase 69 mm de chuva.

No interior do Estado, a chuva foi volumosa principalmente nas regiões centro-leste e norte. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, entre as 9h do domingo e as 9h desta segunda-feira, choveu aproximadamente 119 mm em Itapira, 105 mm em Piracicaba e 75 mm em Barra Bonita. A região de Campos do Jordão acumulava 51 mm. Em São Carlos e em Votuporanga, choveu 48 mm neste período.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade