PUBLICIDADE

Chuva põe regiões de São Paulo em estado de atenção

1 dez 2012 - 16h07
(atualizado às 19h23)
Compartilhar

Devido à chuva que atinge São Paulo, boa parte da cidade ficou em estado de atenção por cerca de duas horas na tarde deste sábado. Às 15h40, a Defesa Civil decretou estado de atenção para enchentes na zona leste; às 16h40, o aviso foi estendido às zonas norte e centro e à Marginal Tietê; às 17h17, foi a vez das zonas oeste e sudeste, além da Marginal Pinheiros. A situação foi normalizada apenas às 18h10, com o fim do alerta.

Nuvens carregadas ameaçam forte chuva em São Paulo
Nuvens carregadas ameaçam forte chuva em São Paulo
Foto: Willians Queiroz / Futura Press

A partir das 18h10, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da prefeitura, as chuvas perderam força. Imagens de radar apontavam apenas chuva fraca em pontos isolados da capital paulista e região metropolitana.

O maior volume acumulado de chuva foi registrado na estação do Jardim Romano, com 44 mm, seguido do aferido na avenida Ragueb Chohfi (40 mm) e em Belenzinho (37 mm). Para as próximas horas, a previsão é de que o tempo siga instável. Áreas de chuva que se encontram nas imediações de Sorocaba ainda podem se deslocar em direção à capital, provocando precipitação de fraca à moderada intensidade. Além disso, no decorrer da noite outras áreas também podem se deslocar do interior em direção à faixa leste do Estado.

A Defesa Civil está realizando o Plano Preventivo para as chuvas de verão. O órgão disponibilizou um site com orientações para que "vidas sejam preservadas e desastres evitados", segundo nota.

Próximos dias

Segundo o CGE, o domingo ainda começa abafado com sol e variação de nuvens na capital paulista. As mínimas oscilam em torno dos 20°C, enquanto que as máximas podem superar os 29°C. No período da tarde, áreas de instabilidade associadas ao sistema frontal no oceano provocam aumento de nebulosidade e chuvas na forma de pancadas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, o que eleva o potencial para alagamentos em toda a Grande São Paulo.

Na segunda-feira, o tempo permanece instável, com maior cobertura de nuvens e temperaturas um pouco mais baixas, principalmente em função dos ventos úmidos que passam a soprar do oceano. Os termômetros variam entre mínimas de 19°C e máximas que não devem superar os 26°C. Esperam-se chuvas fracas e chuviscos, alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade