PUBLICIDADE

Chuva intensa provoca desabamentos e inundações em MG

15 dez 2011 - 10h27
(atualizado às 18h42)
Compartilhar
Ney Rubens
Direto de Belo Horizonte

A chuva forte e contínua que cai em Belo Horizonte e região metropolitana há mais de 14 horas provocou desabamentos, inundações e buracos em algumas das principais avenidas da região nesta quinta-feira. Um das ocorrências provocadas pela água, a abertura de uma cratera de 2 m de diâmetro, fez o fluxo parar em uma das pistas da avenida Silva Lobo. O trânsito também ficou paralisado no Anel Rodoviário, sentido Rio de Janeiro- Vitória, na Via Expressa entre Belo Horizonte e Contagem, e nas avenidas Vilarinho, Cristiano Machado, Amazonas e Francisco Sá.

Belo Horizonte e região metropolitana registraram cerca de 14 horas de chuva
Belo Horizonte e região metropolitana registraram cerca de 14 horas de chuva
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra

Até as 12h20, o Corpo de Bombeiro havia registrado 26 quedas de árvores, três desabamentos e outros 17 locais de risco, oito de inundações e cinco deslizamentos. A corporação informou ainda que no bairro Jardim Leblon, também na região de Venda Nova, um barracão de três cômodos desabou no início da manhã. Militares chegaram a iniciar as buscas por uma pessoa que estava desaparecida, mas ela foi localizada por familiares via telefone.

Em Betim, duas pessoas ficaram feridas depois que um barranco deslizou sobre a casa delas. Segundo os Bombeiros, as vítimas foram socorridas por vizinhos com ferimentos leves. Outro deslizamento de encosta aconteceu por volta de 11h na rua Santo Idelfonso no bairro Aparecida, região noroeste da capital mineira. Três pessoas estavam no barraco na hora do acidente, mas elas conseguiram escapar sem ferimentos.

As coordenadorias de Defesa Civil Estadual e Municipal, além do Corpo de Bombeiros, estão em alerta devido à chuva que cai intensamente desde o final da tarde de quarta-feira em Minas Gerais.

Moradores das margens de córregos estão sendo orientados a deixar suas casas em caso de risco de transbordamento. No bairro Bonsucesso, região do Barreiro, o córrego Bonsucesso já ameaçava transbordar por volta de 11h30. A primeira das duas barragens de contenção feitas pela prefeitura para diminuir o risco de enchente já havia chegado à sua capacidade a segunda barreira também já começava a encher.

Na região nordeste da capital o Córrego do Onça também transbordou e já ameaça a atingir casas dos bairros Aarão Reis e São Gabriel. Na Lagoa da Pampulha, próximo ao vertedouro, a água da barragem também subiu e chegou a inundar as pistas da avenida Antônio Carlos.

A chuva também aumentou o risco de acidentes. No Anel Rodoviário, na altura do bairro Betânia, um engavetamento entre cinco carros de passeio, um microônibus e uma carreta deixou o tráfego em apenas uma pista. O resultado foi um congestionamento superior a 5 km.

Alimentação

A prefeitura de Belo Horizonte determinou que restaurantes populares da capital forneçam alimentação para os desabrigados e desalojados. A solicitação partiu da Defesa Civil Municipal. Para o almoço desta quinta-feira, 400 marmitas foram encaminhados para as regiões norte e nordeste. Segundo os bombeiros, dezenas de moradores estariam ilhados dentro de casa.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade