PUBLICIDADE

Cidades

Chuva forte e granizo deixam parte de São Paulo em atenção

11 fev 2011 - 16h58
(atualizado em 14/2/2011 às 09h27)
Compartilhar

Chuvas de verão deixaram parte da cidade de São Paulo em estado de atenção na tarde desta sexta-feira. O Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura (CGE) colocou as zonas leste e sudeste da capital paulista em atenção ds 16h40 às 19h30. Às 17h50, o CGE encerrou o alerta para a zona leste, mas estendeu-o às zonas norte, oeste, centro e sul e às marginais Pinheiros e Tietê até as 19h30. Às 19h05, devido à chuva, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 181 km de congestionamento, o maior do ano.

Alagamento é visto na avenida Washington Luís, altura da rua São Leonidas
Alagamento é visto na avenida Washington Luís, altura da rua São Leonidas
Foto: Maurício / vc repórter

Segundo moradores, houve queda de granizo nas regiões de Santo Amaro e Chácara Klabin às 17h52. A primeira área de instabilidade avançou sobre as zonas leste e sudeste por volta das 16h. Às 17h40, as chuvas haviam perdido intensidade em boa parte da zona leste e se concentravam de forma moderada apenas entre a Penha e Itaquera. Nos demais bairros da região, a chuva era leve, com alguns pontos moderados.

Às 17h50, as instabilidades que se formaram no bairro de Campo Limpo começavam a ganhar força, e já atingiam intensamente as regiões de M'Boi Mirim, Santo Amaro, Butantã, Pinheiros e Lapa. Nas demais regiões da capital, não havia registro de precipitação. Na Grande São Paulo, chovia moderado entre Suzano e Mogi das Cruzes.

Até as 17h50, a região da Grande São Paulo que havia acumulado a maior quantidade de chuva era Ribeirão dos Couros, no município de São Bernardo do Campo, com 39,4 mm. Em seguida, vinha Rudge Ramos, também em São Bernardo, com 36,4 mm. Depois, vinham Ribeirão dos Meninos (São Caetano), com 26,8 mm; Córrego Oratório (Mauá), com 25,6 mm; e o Rio Aricanduva , com 22,0 mm. A capital paulista não havia registrado nenhum ponto de alagamento.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, um dos municípios mais atingidos pela chuva desta tarde, informou, por meio da Defesa Civil, que não houve registro de ocorrência grave por conta do temporal, tampouco pontos de alagamento até as 17h30. O Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) também não registrou problemas no trânsito da cidade.

Às 18h25, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, era atingido por chuva leve. Ainda assim, o aeroporto estava aberto para pousos e decolagens no visual. Em Guarulhos, o terminal de Cumbica operava normalmente e não havia registrado precipitação.

Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Maurício e Elisa Cavalheiro, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade