PUBLICIDADE

Chuva forte deixa parte de São Paulo em estado de alerta

16 jan 2013 - 13h23
(atualizado às 17h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Parte da cidade de São Paulo entrou em estado de alerta para enchentes na tarde desta quarta-feira devido à chuva. Às 15h55, o o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que havia "grande possibilidade" de extravasamento do rio Aricanduva, o que colocou as regiões de Aricanduva/Formosa, Itaquera e São Mateus em alerta.

A rua Donato Luongo, no bairro da Água Fria, em São Paulo (SP), ficou alagada
A rua Donato Luongo, no bairro da Água Fria, em São Paulo (SP), ficou alagada
Foto: Futura Press

Mais cedo, por volta das 15h, as zonas sul e central haviam entrado em estado de atenção, assim como a zona oeste e a Marginal Pinheiros (às 14h40), e as zonas norte, leste, sudeste e Marginal Tietê (às 13h45). Com exceção da zona leste, todas as outras regiões deixaram o estado de atenção às 15h55.

Veja o que acontece quando chove em São Paulo

Segundo o CGE, por volta das 16h, a chuva perdeu força em praticamente todas as regiões de São Paulo, mantendo força apenas na zona leste.  De acordo com imagens de radar, a precipitação ainda era forte nos bairros de Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Itaquera, Itaim Paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes e São Mateus. Nas demais localidades da região e da cidade, observava-se somente chuva leve e chuviscos.

Na Grande São Paulo, a chuva persistia de maneira forte entre os municípios de Arujá e Mogi das Cruzes. No ABC, observava-se chuva leve à moderada. Na faixa oeste da região metropolitana não havia incidência de chuvas significativas.

Segundo o CGE, o estado de alerta decretado na zona leste se deu por conta da possibilidade de extravasamento do rio Aricanduva, cujo nível das águas estava excedente por conta das chuvas das últimas horas. O potencial para transbordamento encontrava-se mais acentuado nas imediações da rua Fortuna de Minas.     

Conforme os meteorologistas do CGE, as chuvas que na zona leste perdem força gradualmente, restando apenas precipitação fraca nas próximas horsa. No decorrer da tarde e da noite, fica mantida a condição para chuvas leves com eventuais pontos moderados.

As chuvas começam a deixar São Paulo nesta quinta-feira, porém, ainda há condição para chuvas alternadas com períodos de melhoria. O céu permanece nublado e as precipitações ocorrem principalmente nas primeiras horas do dia e de forma mais isolada e rápida durante a tarde. Amanhã, as temperaturas variam entre 18°C e 26°C.

Na sexta-feira, o sol aparecerá entre muitas nuvens e a temperatura deverá subir. À tarde, há condição para chuvas isoladas e de curta duração. Os termômetros oscilam entre 17°C e 27°C.

Colaborou com esta notícia a internauta Jackeline Sousa, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade