PUBLICIDADE

Chuva forte causa estragos em 26 cidades de Santa Catarina

29 mar 2010 - 16h35
(atualizado às 23h10)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A Defesa Civil de Santa Catarina registrou nesta segunda-feira que 26 municípios foram prejudicados desde sexta-feira pela forte chuva que atinge o Estado e seis deles decretaram situação de emergência: Antônio Carlos, Biguaçu, Tijucas, Ilhota, Luiz Alves e Palhoça.

A chuva registrada no domingo causou vários alagamentos e isolou pelo menos 30 famílias em Santa Catarina
A chuva registrada no domingo causou vários alagamentos e isolou pelo menos 30 famílias em Santa Catarina
Foto: Lougans Duarte/Diario do Sul / Divulgação

O número pode subir ainda nesta segunda-feira pois os prefeitos de Nova Veneza, Forquilhinha e Timbé do Sul estavam prestes a oficializar o decreto hoje.

No total, 1910 pessoas estão desalojados e desabrigados. Destas, 1746 pessoas precisaram deixar suas casas e estão alojadas com amigos ou familiares e 167 pessoas estão desabrigadas, sendo 80 delas em Palhoça e 57 em São José, localizadas na região metropolitana de Florianópolis. O levantamento afirma ainda que 1194 residências foram danificadas.

Na tarde desta segunda-feira, um forte temporal mobilizou toda a Defesa Civil, principalmente na região sul do estado. As principais cidades como Criciúma, Forquilhinha e Araranguá registraram dezenas de pontos de alagamentos. Em Urussanga, choveu 21 mm em apenas uma hora. O índice equivale a quase 20% de toda a precipitação média do mês de março.

Um abrigo provisório foi montado dentro de um ginásio para atender famílias desabrigadas de quatro bairros de Criciúma, de acordo com Angela Mello, coordenadora da Defesa Civil municipal de Criciúma.

O alerta continua durante toda a madrugada desta terça-feira, pois a previsão indica acumulados de chuva que podem chegar aos 50 mm. Como o nível do rio Araranguá já está quase dois metros acima do leito normal, a possibilidade da situação piorar com novos alagamentos não está descartada.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade