PUBLICIDADE

Chuva faz córrego transbordar e causa alagamentos em SP

26 nov 2009 - 17h50
(atualizado em 27/11/2009 às 00h38)
Compartilhar

A chuva que atingiu São Paulo nesta quinta-feira deixou seis pontos de alagamentos na cidade. O temporal começou por volta das 17h e a capital ficou em estado de atenção quase quatro horas. O córrego Ipiranga, na zona sul, transbordou e o bairro ficou em estado de alerta das 18h13 às 19h40.

Motoristas enfrentam o trânsito com chuva na Marginal Pinheiros
Motoristas enfrentam o trânsito com chuva na Marginal Pinheiros
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, por volta das 21h15 ainda chovia de leve a moderadamente em alguns pontos das zonas sul, oeste e leste. A chuva deve cessar no decorrer da noite.

De acordo com a agência meteorológica Climatempo, depois de uma tarde quente, nuvens carregadas cresceram sobre a capital trazendo novas pancadas. Por volta das 16h30, uma chuva forte caiu na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul. Pouco depois, uma rajada de vento chegou aos 89 km/h.

De acordo com a Infraero, a chuva forte reduziu a visibilidade para 300 m, comprometendo as operações. O aeroporto de Congonhas ficou cerca de 45 minutos fechado, das 17h45 às 18h30.

Além da capital, segundo a Climatempo, há registro de chuva no interior e na Baixada Santista. Em Presidente Prudente, o temporal veio acompanhado de rajadas de ventos de cerca de 59 km/h.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego há registros de três quedas de árvores na região da Bela Vista, no centro. Na região do Campo Limpo, zona sul, pelo menos seis semáforos ficaram apagados entre a avenida Carlos Caldeira Filho e Estrada de Itapecerica. Alguns faróis apresentaram problemas também na região das avenidas Paulista e Nove de Julho. Apesar da intensidade da chuva, o Corpo de Bombeiros informou que não houve registros de ocorrências graves em decorrência do temporal.

Por volta das 21h15, o índice de congestionamento chegava a 120 km, valor ainda considerado acima da média pela CET. A cidade chegou a ter 21 pontos alagados durante o momento mais forte da chuva. Por conta do transbordamento do córrego Ipiranga, a avenida Professor Abraão de Moraes, no Jardim da Saúde, teve pelo menos três pontos de alagamento intransitáveis entre as avenidas Bosque da Saúde e Fagundes Filho. A região da Mooca, na zona leste, também foi bastante atingida. A Marginal Pinheiros teve bolsões d'água e um ponto intransitável que dificultaram o trânsito no sentido Castello Branco.

Por volta das 21h15, a cidade tinha seis pontos de alagamentos ativos, dos quais apenas um era intransitável, na rua Serra de Jaire, altura do número 217, na Mooca.

Redação Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Paulo Laizo, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade