PUBLICIDADE

Chuva faz 85% das cidades do AM decretarem emergência

16 mai 2009 - 22h08
(atualizado às 22h45)
Compartilhar

A chuva das últimas semanas causou a elevação do nível dos rios e fez 53 cidades do Amazonas decretarem situação de emergência até este sábado. Segundo a Defesa Civil, a enchente atinge cerca de 85% do Estado. As informações são do Jornal Nacional.

A cheia dos rios fez 53 cidades decretarem emergência e prejudica a produção
A cheia dos rios fez 53 cidades decretarem emergência e prejudica a produção
Foto: Arnoldo Santos / Especial para Terra

A Secretaria Nacional de Defesa Civil informou que, neste ano, o Amazonas é o Estado da região Norte com maior número de municípios atingidos pelas enchentes. O número de desabrigados e desalojados no Estado passa de 53 mil pessoas.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, a bacia amazônica registrou aumento de chuva nos últimos quatro anos, o que fez com que parte da água que escoa para o oceano não tenha tido vazão suficiente para desembocar no mar, acumulando-se na região.

O nível do rio Negro atingiu, na sexta-feira, em Manaus, 29,04 m. A medida demonstra que faltam apenas 64 cm para que o Amazonas supere a cheia de 1953, a maior de todas até então ocorridas no Estado. Realizada todos os dias desde 1902, a medição do nível do rio Negro serve de base para que se saiba como está a cheia dos rios, a cada ano, em todo o Estado do Amazonas.

Além da enchente e dos alagamentos, os moradores também sofrem com os ataques de animais venenosos. De acordo com a Função de Medicina Tropical do Amazonas, nos quatro primeiros meses do ano aumentou 40% o número de acidentes.

Mais chuva

A Defesa Civil informou na sexta-feira que os desastres provocados por fortes chuvas e enchentes das últimas semanas deixaram 226.224 pessoas desalojadas (foram obrigados a deixar suas casas e estão hospedados em casas de amigos ou familiares) e 116.007 desabrigados (perderam suas casas e dependem de abrigos). De acordo com o órgão, 1.339.113 pessoas foram afetadas em 13 Estados.

Segundo notificações das defesas civis estaduais, 44 pessoas morreram por causa dos desastres em oito Estados: Ceará (15), Maranhão (9), Bahia (7), Alagoas (7), Paraíba (2), Sergipe (2), Pernambuco (1) e Santa Catarina (1).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade