PUBLICIDADE

Chuva e granizo atingem SP; alagamentos complicam trânsito

17 fev 2011 - 16h29
(atualizado às 18h21)
Compartilhar

A chuva que atinge São Paulo nesta quina-feira deixou a capital em estado de atenção durante a tarde, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Também houve sete pontos de alagamento registrados na capital durante o dia, dos quais cinco ainda estavama ativos por volta das 18h15. Moradores ainda afirmaram ter visto queda de granizo.

Raios atingem o centro de São Paulo
Raios atingem o centro de São Paulo
Foto: Elisa Rodrigues / Futura Press

Ficaram em atenção as zonas sudeste, centro (entre 16h40 e 17h30), norte, leste, Marginal Tietê (das 15h45 às 17h30), oeste, sul e Marginal Pinheiros (das 16h50 às 17h50). Segundo relatos de moradores, houve queda de granizo na Consolação às 16h50; em São Miguel Paulista, zona leste, às 16h05; na Vila Galvão, em Guarulhos, às 15h50; e no bairro do Tremembé, zona norte, às 14h45. Por volta das 17h50, havia cinco pontos de alagamento na capital, mas eram transitáveis.

As instabilidades que atingiram as zonas norte, leste, região central e parte da zona oeste perderam força. Restaram pontos de chuva leve e chuviscos isolados na capital. Na Grande São Paulo, imagens de radar apontavam chuva moderada na região de Cotia, Santa Isabel e Guararema. Nos demais municípios, chovia leve.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), havia 113 km de congestionamento às 18h07. Por medida de segurança, as linhas do Metrô de São Paulo operavam com velocidade reduzida nos trechos a céu aberto.

Nos municípios vizinhos, houve registro de precipitação forte em Mairiporã, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos e Suzano. Às 16h, o aeroporto de Guarulhos registrou chuvas fortes acompanhadas de rajadas de vento de 60 km/h. Às 15h27, os ventos chegaram a 42 km/h no mesmo aeroporto que, segundo a Infraero, operava normalmente por instrumentos. O aeroporto de Congonhas também operava normalmente.

Bombeiros
O Corpo de Bombeiros disponibilizou equipes com material de resgate como botes e coletes salva-vidas estrategicamente posicionados. A corporação resgatou uma mulher que estava presa em um veículo ilhado devido à chuva na rua Treze de Maio, em Vila Galvão, Guarulhos, por volta das 16h.

Índice de precipitação:
Os maiores índices de precipitação registrados às 16h35 eram no córrego Jacu (Jardim Pantanal), 42 mm; rio Tietê (barragem da Penha), 36,9 mm; Aricanduva (Foz), 28 mm; Cabuçu de Cima (Vila Galvão), 24,6 mm; CGE (Consolação), 19,4 mm; Córrego Poá (Regis Bittencourt / Taboão da Serra), 11,6 mm; rio Tamanduateí (Mercado Municipal), 10 mm.

De acordo com os meteorologistas, nas próximas horas as chuvas devem diminuir ainda mais na região metropolitana.

Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Elton Monezi e Daniela Oliveira, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade