PUBLICIDADE

Chuva deixa regiões de São Paulo em atenção e fecha Congonhas

23 dez 2011 - 18h33
(atualizado às 20h31)
Compartilhar

As zonas leste, sudeste, sul e Marginal Pinheiros da capital paulista ficaram em estado de atenção por cerca de três horas nesta sexta-feira, devido à forte chuva que atingiu a cidade após uma tarde de temperaturas acima de 30°C. O aeroporto de Congonhas ficou fechado por quase uma hora, das 18h43 às 19h37, e operava por instrumentos nesta noite.

Jovem aproveita o dia de sol forte no parque do Ibirapuera, na capital paulista
Jovem aproveita o dia de sol forte no parque do Ibirapuera, na capital paulista
Foto: Mauricio Camargo / Futura Press

A zona sul e a Marginal Pinheiros entraram em atenção às 17h35 e as zonas leste e sudeste, às 17h52. Choveu bastante em Diadema, São Bernardo do Campo, São Caetano, Santo André, parte de Guarulhos e Suzano. No centro de São Caetano, uma pessoa ficou ilhada em uma inundação e precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros.

Desde o início da noite a pista central da rodovia Anchieta em ambos os sentidos estava bloqueada devido ao transbordamento do Ribeirão dos Couros, na altura de São Bernardo do Campo. O tráfego fluía apenas pelas pistas laterais do km 10 ao km 14.

Às 20h20, havia um ponto de alagamento intransitável na capital paulista: na avenida Aricanduva em ambos os sentidos, na altura da avenida Afonso de Sampaio e Sousa.

A forte chuva encerrou uma tarde quente e abafada na cidade. Por volta das 16h, São Paulo tinha umidade relativa do ar em 25%, nível considerado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No mesmo horário, a temperatura chegou a 33,6°C, a segunda maior do ano.

Previsão para o final de semana

No sábado, véspera de Natal, o calor deve continuar na capital, com temperaturas de 30°C e sensação de abafamento por conta da baixa umidade. No fim da tarde devem ocorrer pancadas de chuva, com a aproximação de uma frente fria, que muda completamente o tempo em São Paulo, segundo a Climatempo. Há alerta para chuva, vento forte, com rajadas acima de 60 km/h, e granizo.

A previsão para o domingo de Natal é céu nublado a encoberto e com chuvas que se alternam ao longo do dia com intensidade moderada. A passagem da frente fria provoca uma brusca queda da temperatura no sul e leste. Na Grande São Paulo, a temperatura não deve passar dos 25ºC. No litoral, os termômetros no domingo não passam dos 26ºC. Em áreas como Sorocaba, Campinas e no vale do Paraíba, também vai esfriar e as maiores temperaturas no Natal devem ficar na faixa entre 24ºC e 27ºC.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade