PUBLICIDADE

Chuva deixa 3 cidades em situação de emergência no PR

24 abr 2010 - 19h01
Compartilhar
Joyce Carvalho
Direto de Curitiba

Três cidades do Paraná decretaram situação de emergência por causa das fortes chuvas que caem no Estado desde a última quinta-feira. Colombo e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e Francisco Beltrão, na região noroeste do Paraná, foram as cidades mais atingidas pelas chuvas. O número de desalojados e desabrigados chega a 9,5 mil, de acordo com a Defesa Civil. No Estado de Santa Catarina, também afetado pela precipitação, são cinco cidades em situação emergência e cerca de 2,4 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

Em Colombo, há alagamentos em vários pontos da cidade e 3,9 mil pessoas estão desalojadas. Famílias inteiras foram removidas das margens dos rios Atuba e Palmital, onde o Corpo de Bombeiros realiza buscas de um rapaz que está desaparecido e sumiu com a enxurrada. Em Pinhais, também há problemas com a cheia do Rio Palmital e 3 mil moradores estão desalojados. Somente em Francisco Beltrão há 500 pessoas desabrigadas e 450 desalojadas.

Ao total, 27 cidades paranaenses foram afetadas pelas fortes chuvas: Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais, Rio Branco do Sul, Campina Grande do Sul, Piraquara, Morretes, Paranaguá, Cascavel, Palmas, General Carneiro, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Salgado Filho, Campo Mourão, Vera Cruz do Oeste, Manfrinópolis, Chopinzinho, Santa Tereza do Oeste, São Jorge do Oeste, Prudentópolis, Pato Branco, Barracão e Bom Jesus do Sul.

Segundo a Defesa Civil do Paraná, 225 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em todo o Estado. Mais de três mil casas foram destruídas, completamente ou parcialmente. Estão desabrigadas 1.325 pessoas e outros 8 mil ficaram desalojadas.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, o volume de chuva dos últimos dias já supera o previsto para o mês. Neste domingo, a previsão indica chuva durante todo o dia em Curitiba. Pancadas fortes devem cair na cidade até terça-feira.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade