PUBLICIDADE

Chuva causa alagamentos e córrego extravasa em SP

17 jan 2012 - 16h02
(atualizado às 19h26)
Compartilhar

A chuva que atinge São Paulo nesta terça-feira deixou toda a cidade em estado de atenção. Às 15h10, a subprefeitura de Ipiranga entrou em estado de alerta devido ao extravasamento do córrego de mesmo nome, no cruzamento da avenida Abraão de Morais com a rua Ribeiro Lacerda, mas deixou a condição às 16h12, retornando à situação de atenção. Às 17h20, todas as regiões da cidade retornaram ao estado de observação.

Devido à chuva, o aeroporto de Cogonhas, na zona sul da capital, fechou tanto para pousos como para decolagens às 14h45, mas reabriu 20 minutos depois. Ele voltou a fechar novamente às 15h14 e reabriu novamente às 15h56. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), as chuvas devem persistir de maneira fraca na maioria dos bairros da capital.

De acordo com a concessionária Ecovias, as pistas centrais norte (sentido São Paulo) e sul (sentido litoral) da via Anchieta, entre o Km 10 e o Km 14, foram interditadas em função do transbordamento do ribeirão dos Couros, em São Bernardo do Campo. A opção era utilizar a pista marginal, em ambos sentidos.

Região metropolitana

Na Grande Sâo Paulo, a precipitação era forte em parte de Santo André e Mogi das Cruzes. Segundo os meteorologistas, a chuva devia se dirigir para as cidades do ABC e litoral sul.

Na região do ABCD, quatro ribeirões transbordaram: em São Bernardo do Campo, o ribeirão dos Couros/Vila Rosa às 15h20; em Santo André, o ribeirão dos Meninos (Faculdade de Medicina) às 15h30; em São Caetano, também o ribeirão dos Meninos (Clube São José) às 15h40; em Diadema, o ribeirão dos Couros (Piraporinha Casa Grande) às 15h50.

Dessa forma, o ABC paulista registrou quedas de árvores e teve ruas alagadas. A Defesa Civil registrou dois destelhamentos de casas e uma queda de alambrado. Em nenhuma das ocorrências houve feridos.

Nos próximos dias, o quadro não muda, havendo dias chuvosos principalmente entre a tarde a noite. O sol aparece entre muitas nuvens e por curtos períodos. Por conta disso, as temperaturas não sobem muito e a máxima não ultrapassa os 26,0ºC.

Ainda conforme o CGE, o maior índice pluviométrico registrado ocorreu em Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo: 73,9 mm.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade