PUBLICIDADE

Chuva alaga vias e causa estragos em São Paulo

25 jan 2010 - 13h06
(atualizado em 26/1/2010 às 15h55)
Compartilhar

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou às 18h45 desta segunda-feira o fim do estado de atenção para toda a cidade de São Paulo por causa das chuvas. A atenção havia sido anunciada às 14h15 de hoje. As áreas de chuva que atingiram a cidade neste feriado começaram a se intensificar na zona leste, que registrou precipitação forte entre os bairros de Vila Pudente, São Lucas, Sapopemba, São Mateus, Vila Formosa e Aricanduva.

A chuva causou alagamentos em Anhangabaú
A chuva causou alagamentos em Anhangabaú
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

As chuvas, que tiveram início por volta de 12h30 nas zonas sul e oeste, inicialmente nos bairros de Campo Limpo e Butantã se propagaram para as zonas leste e sudeste por volta de 13h, tomando toda a capital ainda no início da tarde. Às 14h, toda a cidade já se encontrava em estado de atenção, com chuvas moderadas a fortes.

A Grande São Paulo também foi atingida severamente pelas chuvas, e em diversos momentos foi observada chuva intensa entre os municípios de Cotia, Osasco, Carapicuíba, Embu e também na região do ABC. Às 14h46, o Aeroporto Internacional de Guarulhos registrou rajadas de vento de até 52,2 km/h.

De acordo com a equipe de meteorologia do CGE, as chuvas devem persistir no decorrer da noite e da madrugada, porém com intensidade leve, alternada à periodos de melhoria.

Trânsito

Segundo o CGE, foram registrados, às 19h20, 12 pontos de alagamento na capital, sendo um instransitável, na Estrada do Campo Limpo, na altura do nº 4178.

A rodovia Régis Bittencourt ficou interditada das 13h30 às 18h30 no km 294, sentido capital, por causa de um alagamento causado pelas chuvas que atingem a Grande São Paulo nesta tarde. Segundo a concessionária Autopista Régis Bittencourt, o tráfego chegou a ficar parado por 14 km devido à interdição.

Também na altura do km 283, por volta das 15h, a pista no sentido de Curitiba também apresentou problemas por conta de um ponto de alagamento transitável.

A chuva causou transtornos ainda para os motoristas que transitavam pela Rodovia Presidente Dutra, tanto sentido Rio de Janeiro quanto sentido São Paulo. Segundo a concessionária Nova Dutra, no sentido Rio, alagamentos interditaram a pista única das 15h24 às 16h15.

Já no sentido São Paulo, a pista expresa foi interditada das 15h49 às 16h20. Às 16h35, houve congestionamento na pista lateral do km 214 ao km 210, segundo a Nova Dutra.

Pedágio

Segundo a concessionária Autopista Régis Bittencourt, as vias da praça de pedágio de São Lourenço da Serra (km 299), no sentido de São Paulo, também foram fechadas, por volta das 18h, pois a fila de veículos chegou na altura do pedágio.

Caminhões, carretas e ônibus conseguiam transitar pelo ponto de alagamento, mas não havia como liberar a passagem de automóveis de passeio pelo local, por conta de muita água sobre as faixas principais.

Previsão do tempo

A terça-feira deve permanecer com tempo instável na Grande São Paulo. Durante a madrugada e até mesmo início da manhã esperam-se muitas nuvens e chuvas fortes na capital.

Ao longo do dia podem ocorrer melhorias, mas no final da tarde as chuvas retornam, com menor intensidade. A grande quantidade de nuvens e as chuvas não deixam a máxima ultrapassar os 25°C em São Paulo.

Final de semana

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as chuvas que atingiram a cidade no final de semana provocaram a queda de pelo menos 31 árvores. Os números são referentes aos registros de árvores caídas entre as 12h de sábado e as 22h de domingo, quando fortes chuvas provocaram transtornos aos moradores da cidade.

No sábado também, um deslizamento de terra no Jardim Celeste, zona oeste, matou uma idosa e deixou outra mulher e uma criança feridas, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Redação Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Jacqueline Oliveira e Bruno Ruas de São Paulo (SP), e Genilson Pereira, de Franco da Rocha (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade