PUBLICIDADE

CGE: umidade deve atingir níveis 'críticos' à tarde em SP

25 ago 2010 - 09h12
(atualizado às 12h31)
Compartilhar

A quarta-feira amanheceu com formação de névoa em alguns pontos da região metropolitana de São Paulo, com termômetros oscilando em torno dos 11°C e umidade relativa do ar próxima aos 65%. Apesar da umidade dentro do tolerável (o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60%), o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) alerta que o tempo seco deve atingir níveis "críticos" durante a tarde.

Céu do Brooklin com vista da Vila Olímpia, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira
Céu do Brooklin com vista da Vila Olímpia, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira
Foto: Rafael Arruda / vc repórter

Segundo o CGE, no decorrer do dia, o sol predomina e favorece a rápida elevação das temperaturas, com máximas chegando aos 30°C. As condições atmosféricas continuam desfavoráveis para a dispersão de poluentes, o que prejudica a qualidade do ar na capital paulista.

O tempo segue seco e estável nos próximos dias, com predomínio de sol e temperaturas elevadas para a época do ano. As mínimas oscilam em torno dos 12°C, enquanto que as máximas chegam aos 30°C. Estas condições agravam os problemas com os baixos índices de umidade e qualidade do ar. Os modelos de previsão não indicam chuvas significativas até o final do mês, de acordo com o CGE.

Alerta

Na terça-feira, a umidade relativa do ar chegou a 16% às 16h, segundo o CGE. Os baixos índices fizeram com que a Defesa Civil decretasse estado de alerta em toda a cidade. Já não chove há 20 dias na capital paulista, que acumulou no mês de agosto índice pluviométrico de 0,6mm, quando o esperado era de 39mm.

Nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

De acordo com a Defesa Civil, os possíveis sintomas provocados pela baixa umidade incluem dores de cabeça e irritação nos olhos, nariz, garganta ou na pele. Além disso, aumentam os riscos de transmissão de doenças respiratórias e de desidratação. A população pode sofrer ainda com rouquidão, garganta seca e possibilidade de inflamação da faringe, além do rompimento de vasos do nariz, provocando sangramento. A população ainda pode contrair com maior facilidade conjuntivite viral, alérgica e síndrome do olho seco.

Os atendimentos em unidades de saúde na capital paulista quase dobraram com a queda da umidade. As consultas no Hospital Infantil Cândido Fontoura saltaram de 218 para 416 no domingo.

Qualidade do ar

A qualidade do ar no bairro Ibirapuera, em São Paulo, e no município de Mauá, na Grande São Paulo, encontram-se em situações inadequadas, de acordo com informações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

Cuidados
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a situação requer cuidados especiais, principalmente, entre as crianças e os idosos, considerados os grupos mais afetados pela baixa umidade.

De acordo as autoridades paulistas, para evitar maiores consequências, a população deve ingerir bastante água, sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco. Também é importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos.

Na hora de dormir deve-se escolher um local arejado e umedecido para minimizar os efeitos do tempo seco. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água (como bacias) ou umidificadores.

A secretaria recomenda ainda o uso de soro fisiológico para manter a lubrificação dos olhos e narinas, principalmente em casos de irritação. A população deve evitar banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele, e usar sempre que possível um creme hidratante.

Redação Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Rafael Arruda, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade