PUBLICIDADE

Cetesb: eficácia de drenos no Center Norte será verificada

5 out 2011 - 20h27
(atualizado às 21h28)
Compartilhar

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou nesta quarta-feira que o Shopping Center Norte, na capital paulista, realizou todas as instalações previstas no termo de ajustamento de conduta assinado junto ao Ministério Público, mas que ainda verificará a eficácia dos drenos de exaustão do metano existente na área. O estabelecimento, que há dias tem seu futuro incerto pela presença do gás no subsolo do terreno onde foi construído, não abriu na manhã de hoje.

Center Norte: conheça o shopping que corre risco de explosão

De acordo com o shopping, foram instalados 10 drenos integrados a nove máquinas a vácuo, em áreas estratégicas, dois a mais do que teria sido estabelecido no acordo com o MP, completando assim 11 drenos (um já havia sido instalado anteriormente). O estabelecimento informou que a intenção é antecipar o prazo estabelecido pelo MP, que vence em 17 de outubro.

Hoje a Cetesb realizou uma inspeção para verificar as instalações. A companhia diz que o "sistema implantado está operando em sua totalidade", mas ressalta que novas medições serão feitas nos poços de monitoramento para saber a eficiência dos equipamentos na eliminação dos riscos. Só então é que a companhia dará por atendida parte das exigências. Segundo a Cetesb, o "Center Norte terá que complementar as investigações e adotar medidas adicionais de re-mediação nas suas dependências e nas áreas do Lar Center e supermercado Carrefour".

O shopping diz que está cumprindo todas as outras exigências do termo e da Cetesb, como o monitoramento diário de toda a área do empreendimento e que, "deste modo, está garantida a segurança dos frequentadores, lojistas e funcionários".

Está prevista para amanhã, às 17h, uma inspeção conjunta do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas e o prefeito Gilberto Kassab (PSD).

Na terça-feira, a Justiça de São Paulo cassou liminar que mantinha o shopping em funcionamento. O fechamento havia sido determinado em função do risco de explosão devido à presença do gás no terreno que, durante décadas - antes da construção do centro -, serviu como depósito de lixo. A medida, que seria tomada na sexta-feira, foi suspensa um dia antes, quando o Center Norte conseguiu na Justiça uma liminar para manter o funcionamento.

Poucas pessoas puderam entrar no Center Norte na manhã de hoje
Poucas pessoas puderam entrar no Center Norte na manhã de hoje
Foto: Fábio Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade