PUBLICIDADE

Centenas de brasileiros se reúnem em Tóquio para apoiar protestos

23 jun 2013 - 10h49
(atualizado às 10h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Com a bandeira do Brasil pintada no rosto, Luanda Iwai foi uma das principais organizadoras do ato no Japão
Com a bandeira do Brasil pintada no rosto, Luanda Iwai foi uma das principais organizadoras do ato no Japão
Foto: Mario Larangeira / Especial para Terra

Centenas de brasileiros e japoneses se reuniram na tarde deste domingo (horário local) no Parque Yoyogi, em Tóquio, para demonstrar apoio às manifestações que seguem acontecendo por todo o Brasil. O evento organizado inteiramente por meio de redes sociais contou com a presença de residentes de várias regiões do Japão, desde arredores de Tóquio, como as provincias de Chiba, Kanagawa e Saitama como também de localidades mais distantes, como Hamamatsu e Mie.

As regras para eventos deste tipo no Japão são bem rígidas, porém Luanda Iwai, residente no Japão há nove anos e uma das principais organizadoras, conseguiu convencer as autoridades japonesas a permitir a realização da manifestação, mas confessa "até ontem estava muito preocupada, porque sabemos da responsabilidade de não mancharmos este movimento que acontece em várias cidades do mundo além do Brasil".

Para completar todos os trâmites legais exigidos pelas autoridades,  Luanda contou com a ajuda de Roberto Carapeto, estudante de mestrado da Universidade de Waseda.  "Acho que o maior legado deste tipo de evento é a maior conscientização com a situação política do Brasil que a comunidade de brasileiros no Japão passa a ter", ressalta Roberto.

Japonês Hiroyuki, que namora a brasileira Marília, decidiu ir para a manifestação depois de ver um vídeo contra a realização da Copa do Mundo
Japonês Hiroyuki, que namora a brasileira Marília, decidiu ir para a manifestação depois de ver um vídeo contra a realização da Copa do Mundo
Foto: Mario Larangeira / Especial para Terra

A estudante de relações internacionais, Maybi Mota, também estava presente e lembrou que há muitas semelhanças entre os protestos no Brasil e na Turquia, onde várias pessoas também foram às ruas. "Lá houve muita truculência da polícia, como houve também em São Paulo", explica Maybi, que também ressalta que o objetivo original dos protestos, que era a reversão do aumento nas tarifas do transporte público, já foi alcançado, mas que ainda há muito a se fazer.  "As pessoas não sabem direito o que é a PEC37", exemplifica.

Na mesma linha, é o que o estudante João Ota também defende: "é interessante ver as pessoas se mobilizando. Isso mostra que o povo não está contente, mas é preciso canalizar este movimento para dentro do processo político brasileiro".

Muitos japoneses também estavam presentes, é o caso de Hiroyuki Inoue, japonês, que namora a brasileira Marilia Melo, e que visitou o Brasil recentemente. Hiroyuki diz que decidiu ir para a manifestação depois de ver um vídeo viral na internet contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. "Quero ajudar a mudar o Brasil", se solidariza Hiroyuki.    

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-protestos-pelo-mundo/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-protestos-pelo-mundo/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade