PUBLICIDADE

Cidades

Carlos Minc afirma que óleo ainda pode atingir praias do Rio

22 nov 2011 - 16h12
(atualizado às 16h16)
Compartilhar

O secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, afirmou, nesta terça-feira, que o óleo que vazou no Campo do Frade, no litoral norte do Estado, pode chegar às praias em duas semanas. O campo, sob responsabilidade da petroleira americana Chevron, fica na Bacia de Campos.

Para a ANP o vazamento está prestes a ser controlado definitivamente
Para a ANP o vazamento está prestes a ser controlado definitivamente
Foto: ANP / Divulgação

"Os nossos técnicos e os do Ibama (Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) me informaram que mais de dois terços de todo óleo ainda não afloraram, e estão abaixo, na coluna d'água", explicou Minc. "Isso vai acabar empelotando e essas 'bolas de piche' vão aparecer nas praias de Arraial do Cabo, de Angra dos Reis, de Ubatuba. Isso pode acontecer daqui a duas semanas, ou daqui a um mês", complementou o secretário.

Em nota divulgada nesta manhã, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) confirma a declaração do presidente do Ibama, Curt Trennepohl, que afirmou na segunda-feira, que o vazamento no campo de Frade, em Campos, está prestes a ser definitivamente controlado.

Imagens submarinas captadas na região no sábado mostram que a fonte primária do vazamento foi controlada, e o petróleo passou a escapar apenas por um ponto com pequeno fluxo. Segundo o documento, como o incidente ocorreu a grande profundidade, o óleo leva tempo considerável para chegar até a superfície. Isto significa que outras manchas podem vir a ser observadas mesmo que um novo vazamento não ocorra.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade