PUBLICIDADE

Campinas: ventos de até 115 km/h derrubaram 30 árvores

14 dez 2010 - 17h21
(atualizado às 19h09)
Compartilhar
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

Pelo menos 30 árvores caíram por causa das chuvas e dos ventos que atingiram 115 km/h desde o final da tarde da última segunda-feira em Campinas. Os dados são do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da cidade. O temporal também arrancou o telhado metálico de uma revendedora de veículos, destruindo nove carros.

O temporal também arrancou o telhado metálico de uma revendedora de veículos, destruindo nove carros
O temporal também arrancou o telhado metálico de uma revendedora de veículos, destruindo nove carros
Foto: Rose Mary de Souza / Especial para Terra

Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a maioria dos casos de interrupção no fornecimento de energia foi causado por galhos de árvores que atingiram a rede elétrica. De acordo com a Defesa Civil, não houve vitimas e não há desabrigados.

Foram registrados casos de quedas de muros, pequenos deslizamentos, telhas arrancadas de residências e pontos de alagamentos. A Defesa Civil ficará de prontidão, já que a previsão para as próximas horas é de continuidade das chuvas.

A velocidade do vento foi calculada em torno dos 115 km/h na estação de mediação do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas e Agricultura da Universidade Estadual de Campinas (Cepagri / Unicamp). "Acreditamos que, pela extensão dos estragos, a velocidade do vento pode ter sido maior em algumas regiões", afirmou o diretor do centro, Hilton Silveira.

Segundo ele, há três anos o Cepagri registrou ventos de 127 km/h. Hilton disse que o fenômeno registrado nesta segunda-feira em Campinas ocorreu após a chegada de uma massa de ar fria vindo da região Sul, que encontrou a massa de ar quente estacionada sobre o Estado de São Paulo.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade