PUBLICIDADE

Oito empresas podem ter mais água que Campinas, diz jornal

A multinacional do setor químico, Rhodia, teve sua unidade paralisada em 2014 em razão da crise de água.

3 mai 2015 - 09h52
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de oito indústrias do interior de São Paulo tem permissão para captar dos rios uma quantidade de água duas vezes maior que a cidade de Campinas, a 93 km de São Paulo, 1,1 milhão de habitantes.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O volume perdido em 2013 equivale a 6,5 vezes a capacidade do Sistema Cantareira
O volume perdido em 2013 equivale a 6,5 vezes a capacidade do Sistema Cantareira
Foto: Pedro França / Agência Senado/Fotos Públicas

Rhodia, Petrobras e Suzano Papel e Celulose estão entra as líderes de captação de água na região, informa o jornal Folha de S.Paulo. Ao todo, 580 indústrias estão autorizadas a captar água dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que engloba o sistema Cantareira, principal vítima da falta de água na região metropolitana de SP.

A multinacional do setor químico, Rhodia, teve sua unidade paralisada em 2014 em razão da crise de água.

Em alguns casos, a água captada por essas empresas causa impacto no abastecimento para a população. Diante da crise hídrica, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) estuda mudar as regras de concessão em prol dos moradores. Atualmente a legislação dá preferência à população, mas para especialistas como Mônica Porto, secretária-adjunto de Recursos Hídricos, a regra não é suficiente para condições climáticas.

O primeiro passo já foi dado, a Agência Nacional de Água (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo determinaram que, só pode ser retirada água pelas empresas quando o rio acima de determinado nível.

Bloco faz marchinha da Cantareira: “tô seca, não tô molhada”:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade