Campanha que relaciona bunda com bituca do cigarro causa polêmica no Rio
Uma campanha publicitária da ONG Rio Eu Amo Eu Cuido vem irritando os cariocas nos últimos dias. Tudo porque os cartazes chamam a bituca (ou guimba do cigarro) de bunda. "Bunda caída: eu acho caído", diz um cartaz. "Bunda de cigarro é lixo", diz outra. A coordenadora do movimento, Ana Lycia Gayoso, disse ao Terra que a intenção da campanha é mudar o comportamento de cerca de 6,5 milhões de pessoas que, segundo ela, às vezes não jogam lixo no chão, mas não consideram o fim do cigarro como lixo.
"Quando nos propusemos a fazer uma campanha contra a guimba, bituca, bunda, ponta do cigarro queríamos chamar atenção para algo que passa despercebido como lixo pela maior parcela da população. E decidimos usar o termo 'bunda' justamente para gerar um auê e chamar a atenção e criar um jargão novo", afirmou.
Mas a boa intenção causou mais revolta do que conscientização. Na página da ONG no Facebook os comentários, principalmente de mulheres, contra a campanha são maioria. Várias acusam a ONG de sexista. Em um dos cartazes da campanha, a garota-propaganda é a modelo Andressa Soares, a Mulher Melancia. E foi aí, segundo Ana Lycia, que a coisa saiu do controle. "Tanto homem quanto mulher têm bunda. Não estamos falando disso, mas da bituca do cigarro que suja a cidade, suja a areia da praia," disse.
A ONG Marcha Mundial das Mulheres fez um protesto em seu blog contra a campanha. "Nós, mulheres e feministas da Marcha Mundial das Mulheres queremos expressar nosso total repúdio à campanha publicitária promovida pela organização Rio eu amo eu Cuido. Não somos a favor da poluição do espaço público. Somos absolutamente contra a utilização da imagem do corpo das mulheres de forma humilhante e depreciativa para se atingir a qualquer objetivo", diz o comunicado.
A ONG Rio Eu Amo Eu Cuido se defende dizendo que não teve intenção nenhuma de criar polêmica e nem de ser sexista. "Duas coordenadoras da entidade são mulheres. Não queremos causar problemas com nenhum movimento", afirmou Ana Lycia, dizendo que eles vão esperar a poeira baixar para retomar a campanhar, e não descartou nem mesmo deixar de usar o termo bunda. "Ficamos abismadas com a repercussão negativa da campanha que só tem a intenção de fazer do Rio uma cidade melhor", afirma.
Entre os internautas, a revolta contra a campanha chama a atenção. "Quem foi o lixo de publicitário que aprovou esse lixo de campanha", disse um internauta. Entre pedidos para que se retire a campanha do ar e a chamam de lixo, várias mulheres protestam contra o tom machista do material publicitário. "Vocês estão matando os cariocas de vergonha," afirma outra. Uma internauta faz até um trocadilho. "O machismo é que abunda", escreveu. Alguns já afirmam ter entrado com uma reclamação no Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar) para tentar tirar a campanha de circulação. "Estamos esperando ser notificados pelo Conar," confirmou.