PUBLICIDADE

Cabral critica ocupação irregular 'de alta ou baixa renda'

14 jan 2011 - 16h23
(atualizado às 18h13)
Compartilhar
Gabriel Macieira
Direto de Petrópolis

O governador do Rio de Janeiro visitou, por volta das 15h desta sexta-feira, a localidade do Vale do Cuiabá, em Petrópolis, uma das regiões mais atingidas pelas fortes chuvas na região serrana do Estado. Enquanto vistoriou as casas que ficaram praticamente destruídas com a força da enxurrada, o governador criticou as ocupações irregulares. "Está provado que a ocupação irregular, seja de alta renda ou baixa renda, dá nisso", afirmou Cabral.

Casas afetadas pelas chuvas precisarão de 'pente fino', diz IPT:

As construções em áreas de risco já haviam sido criticadas pelo governador em entrevista na quinta-feira. Na oportunidade, ele disse que as ocupações irregulares "cada vez mais tem sinônimo de tragédia" e afirmou que a fiscalização é uma obrigação dos municípios. "É evidente que desde 1988 a Constituição Brasileira diz que solo urbano é responsabilidade da municipalidade".

Durante a visita em Petrópolis, que durou cerca de 20 minutos, o governador disse que é preciso a união de todas as forças para recuperar os locais atingidos e ajudar as famílias das vítimas. "Houve uma tragédia, nós temos que estar permanentemente junto neste momento no trabalho de recuperação de uma parte significativa da cidade de Petrópolis", disse Cabral.

Segundo o governador, "é um momento de muita serenidade, disciplina e organização no trabalho. Ninguém aqui é candidato a herói, nós somos candidato a ajudar a população nesse momento. Essa região foi dramaticamente afetada", afirmou.

Sobre as causas da tragédia, o governador disse que, no momento, o foco principal é axiliar na recuperação dos locais atingidos. "A hora é de arregaçar as mangas e ajudar a essas famílias. É máquina, bombeiros trabalhando. Sempre tem a hora de fazer avaliação. Tem que se fazer uma autocrítica, por que se permitiu fazer tudo isso. Mas agora é resgatar corpos e ajudar famílias desabrigadas. Não vamos perder tempo nesse momento", disse Cabral.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja onde foram registradas as mortes

Com informações da agência EFE

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade