PUBLICIDADE

Cidades

Brasileiros protestam em Barcelona, Buenos Aires, Londres e Lisboa

Atos em solidariedade aos protestos contra o aumento dos preços das tarifas de transporte público continuaram nesta terça-feira

18 jun 2013 - 19h39
(atualizado em 20/6/2013 às 12h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Brasileiros se unem e protestam no centro de Londres:

Centenas de brasileiros participaram de atos em apoio às manifestações contra o aumento das passagens em pelo menos quatro países nesta segunda-feira. O verde e amarelo tomou conta de pontos turísticos de Buenos Aires, na Argentina, Barcelona, na Espanha, Lisboa, em Portugal e Londres, no Reino Unido. Os protestos foram organizados por brasileiros que moram nessas cidades, mas contaram com a participação dos moradores locais.

Buenos Aires
Buenos Aires
Foto: Chalini Barros / Reprodução

No início da noite, centenas de brasileiros marcharam pelas ruas de Buenos Aires. O grupo partiu do Obelisco, na esquina da avenida Diagonal Norte com a 9 de Julho, e foi até a frente da Embaixada do Brasil na capital argentina.

Na Plaza Catalunya, ponto central de Barcelona sempre visitado por turistas, cerca de 500 pessoas participaram do protesto. "Não é porque estamos longe que não apoiamos o Brasil", disse uma das manifestantes. A realização da Copa do Mundo em 2014 no Brasil foi o ponto central dos gritos de protesto: "Copa do Mundo eu abro mão, quero dinheiro para saúde e educação", repetiam os manifestantes.

Em Londres, centenas se manifestaram ao lado do Palácio de Westminster, o prédio do Parlamento. Os cartazes, a maioria em verde e amarelo, pediam “mudança” e exaltavam que “o Brasil acordou”. Os participantes pintaram o rosto com as cores da bandeira brasileira. A brasileira Kaká Kariely relatou no Facebook que o protesto recebia apoio dos ingleses: “passando pela rua e ouvindo ‘I agree with you! Good Luck’ (eu estou com vocês! Boa sorte!)”.

Em Lisboa, dezenas de manifestantes ocuparam a praça Luís de Camões. Um dos cartazes alertava: “isso não é Carnaval, Lisboa!”.

Atos como esses foram convocados em pelo menos 30 cidades de 13 países para apoiar o movimento brasileiro. A maioria das manifestações aconteceu no último final de semana, mas outras atividades estão agendadas para esta semana.

Colaboraram com esta notícia os internautas Rafael Castilho, de Portland (Estados Unidos), Otavio Lopes e Lineu Jux, de Londres (Inglaterra), Carolina Gonzaga, de Porto Alegre (RS), Rodrigo Motta, de Salvador (BA), Fabio Nunes Cordeiro, de Alberta (Canadá) que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade