PUBLICIDADE

Blumenau evacua ameaçados por alagamentos e suspende transportes

8 set 2011 - 17h25
(atualizado às 21h58)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A prefeitura de Blumenau, a 120 km de Florianópolis, iniciou a evacuação de ruas que podem ser atingidas pela enchente nesta quinta-feira. Equipes da Defesa Civil orientaram moradores a deixarem suas casas e procurar abrigos com familiares ou em locais públicos. O transporte público também foi interrompido em toda a cidade.

Visão da enchente em Blumenau, em imagem registrada próxima ao Moinho do Vale
Visão da enchente em Blumenau, em imagem registrada próxima ao Moinho do Vale
Foto: Walter Roberto da Silva / vc repórter

A decisão de evacuar diversas ruas ocorreu após uma reunião entre o prefeito João Paulo Kleinüibing e integrantes da Defesa Civil municipal. De acordo com a prefeitura, seis abrigos foram abertos para atender a população. Dos atingidos, 40 famílias precisaram deixar suas casas. Blumenau foi uma das cidades mais atingidas nas enchentes de 2008, que mataram 135 pessoas em todo o Estado.

Na medição realizada às 17h, o rio Itajaí Açu estava 10,4 m acima de seu nível normal. A previsão divulgada pelo Centro de Operação do Sistema de Alerta (CEOPS) vinculado à universidade FURB é a de que o rio atinja 14 metros por volta das 5h. A elevação colocaria mais da metade da população da cidade em áreas completamente alagadas.

Em 2008, o nível do rio chegou aos 11.52 m no dia 24 de novembro. Em 1984 e 1983, a água chegou aos 15.4 m e 15.3 m respectivamente. Além das enchentes destes anos, apenas em outras três a água superou a marca dos 14 m, em 1852, 1880 e 1911.

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) informou em nota que o abastecimento de energia será interrompido por questões de segurança em locais onde os alagamentos acarretarem riscos para a população. O governador do Estado, Raimundo Colombo, segue para a região para avaliar a situação de Blumenau e de Rio do Sul, que decretou estado de calamidade pública no final da tarde desta quinta-feira.

Especial para Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Walter Roberto da Silva, de Blumenau (SC), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade