PUBLICIDADE

Cidades

BH: expulsão de trio elétrico e praça tomada marcam protesto

Cerca de três mil pessoas foram às ruas reclamar de pontos como gastos da Copa do Mundo, salário dos professores e aumento das passagens

18 jun 2013 - 22h26
(atualizado em 24/6/2013 às 12h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Cerca de três mil pessoas aproveitavam a ausência da PM na praça Sete em BH para fazer festa com bandeiras e protestar</p>
Cerca de três mil pessoas aproveitavam a ausência da PM na praça Sete em BH para fazer festa com bandeiras e protestar
Foto: Diego Garcia / Terra

Os protestos na cidade de Belo Horizonte contra os mais diversos temas continuaram nesta terça-feira. No total, cerca de três mil pessoas foram às ruas reclamar de pontos como gastos da Copa do Mundo, salário dos professores, aumento das passagens de ônibus e direitos dos homossexuais. Em meio às manifestações, houve espaço até para tumultos isolados, como expulsão de um trio elétrico, carro do Judiciário cercado e a praça Sete tomada pelo povo.

Cerca de 1,5 mil manifestantes deixaram as imediações da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com destino à praça Sete no fim da tarde desta terça-feira. O longo trajeto foi pacífico, com os estudantes portando faixas e cartazes que esboçavam insatisfação com temas distintos. E, a exemplo dos demais dias, o clima era de paz.

<p>Seminaristas agostinianos também foram às ruas de Belo Horizonte</p>
Seminaristas agostinianos também foram às ruas de Belo Horizonte
Foto: Rivandro Silva / vc repórter

Quando um grupo ameaçava depredar algum patrimônio público, os demais iniciavam coro de "violência, não" e "sem vandalismo". Os únicos pontos de confusão ocorreram quando um trio elétrico tentou se infiltrar no meio da multidão. O sujeito responsável pela iniciativa já havia avisado antes do movimento que o faria, mas foi repreendido pela multidão, que o vaiou.

Os manifestantes entenderam que o trio elétrico pertencia a algum partido político, apesar de nenhuma bandeira representativa a algum grupo estar visível no veículo. Assim, por pouco os manifestantes não partiram às vias de fato com os responsáveis pelo carro. Apesar do custo de R$ 3 mil, o trio não pode seguir na passeata.

Outro ponto de confusão ocorreu quando um grupo cercou um veículo de placa preta, pertencente a algum funcionário do Judiciário local. Os manifestantes colocaram uma bandeira do Brasil no automóvel e riscaram todo o carro antes de liberá-lo, após mantê-lo por alguns minutos bloqueado no meio da rua.

Apesar dos incidentes isolados, o protesto seguiu de forma pacífica. Um grupo tentou depredar um ônibus, mas foi expulso pelos demais do movimento. Ao chegar na praça Sete, cerca de três mil pessoas aproveitavam a ausência da PM para fazer festa com bandeiras e protestar contra a presidente Dilma Roussef, a Fifa e a Copa do Mundo. A quarta-feira deve ter mais protestos em Minas Gerais.

Colaborou com esta notícia o internauta Rivandro Silva, de Belo Horizonte (MG), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade