PUBLICIDADE

BH divulga perfil de adoções; 247 crianças foram adotadas em 2011

25 mai 2012 - 07h44
(atualizado às 07h56)
Compartilhar

De acordo com a Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) de Belo Horizonte, foram concluídas 247 adoções na capital de Minas Gerais no ano passado. Nesse período, dos 138 inscritos que se habilitaram para adotar uma criança, 13 eram pessoas solteiras e cinco, separadas. Do total de candidatos, 80% não tinham filhos.

O panorama das adoções foi divulgado pela Vara Cível da Infância e Juventude de Belo Horizonte, levando em conta dados fornecidos pelo Setor de Estudos Familiares (Sef) do juizado, que mapeou o perfil socioeconômico dos interessados em adotar uma criança e o perfil das crianças pleiteadas na capital, de 2006 a 2011.

Segundo o Sef, a maior parte dos inscritos, 82%, possuíam renda entre quatro e 20 salários mínimos, sendo que 8% possuíam renda abaixo de quatro salários e 10% acima de 20 salários. Mais de 80% dos inscritos possuíam casa própria e a escolaridade predominante foi a de nível secundário e superior.

Das inscrições aprovadas, 35% preferiam bebês de até 1 ano de idade. Mais da metade dos cadastrados não escolheu o sexo da criança, mas para aqueles que optaram, a preferência foi por meninas. A escolha por crianças brancas ou pardas (média de 37%) se manteve nos últimos seis anos, assim como a menor procura, no mesmo período, por crianças negras (média de 3%). A incidência maior das solicitações recaiu sobre crianças saudáveis, mas nos últimos três anos o número de inscritos que aceitava crianças com problemas físicos recuperáveis dobrou em relação aos anos anteriores.

Como adotar em BH

Para se habilitar em um processo de adoção, a pessoa não precisa ser casada. Os interessados devem se cadastrar e, caso sejam consideradas habilitadas, passam a integrar uma lista e aguardam na fila até aparecer uma criança que se encaixe no perfil pleiteado. Nesse cadastro, as pessoas devem informar, além dos seus dados pessoais, o perfil da criança pretendida. O interessado deve ter, acima de tudo, o desejo e a disponibilidade de criar e educar uma criança.

Para fazer o cadastro, basta comparecer no Serviço de Atendimento ao Cidadão (Seac) do Juizado da Infância e Juventude, de segunda à sexta-feira, de 12h às 17h, onde poderão retirar o formulário e a lista de documentos para o processo de habilitação. O endereço é avenida Olegário Maciel, 600, sala 106, Centro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade