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Beira-Rio ganhará entorno em maio; outras obras só após Copa

As demais obras prometidas para o evento foram retiradas do PAC da Copa do Mundo e entraram no PAC da Mobilidade Urbana em junho de 2013

18 abr 2014 - 08h49
(atualizado às 17h13)
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Pavimentação do entorno do estádio está sendo acelerada
Pavimentação do entorno do estádio está sendo acelerada
Foto: Bruno Santos / Terra

As obras do entorno do estádio Beira-Rio, palco dos jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre, serão entregues até meados de maio, conforme projeção da prefeitura da capital gaúcha. A expectativa é que as obras fiquem prontas por volta do dia 20 de maio, antes do prazo contratual fechado com as empreiteiras, 31 de maio, de acordo com o coordenador técnico das obras da Copa em Porto Alegre, o engenheiro Rogério Baú. “Contratualmente, é para entregar dia 31 de maio, mas, digamos que a gente passe por um período chuvoso, por exemplo. Aí, temos, do dia 31 até 15 de junho - que é o período que começa a Copa -, um prazo de gordura, mas que não pretendemos usar”, disse Baú.

O pacote a ser entregue para os jogos inclui o entorno do estádio, a duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva, o corredor de ônibus e alargamento da Padre Cacique e o viaduto Pinheiro Borda, feito de forma estaiada. As demais obras prometidas para o evento foram retiradas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo e entraram no PAC da Mobilidade Urbana em junho de 2013. Assim, a prefeitura não trabalha mais com o cronograma da competição para entregá-las.

“Estamos finalizando o arco do viaduto Pinheiro Borda, que será o ponto de equilibro dos estais, e também os guarda-corpos, para depois pavimentar com asfalto. Na segunda quinzena ou final de maio o viaduto estará concluído. Todo o conjunto de obras do entorno estará concluído para o evento”, afirma o engenheiro.

Confira a situação das obras de Porto Alegre para a Copa Confira a situação das obras de Porto Alegre para a Copa

Pavimentação do entorno do Beira-Rio

De acordo com Baú, a entrega para a Fifa dos pontos ao redor do estádio é feita de forma fracionada. “A exigência da Fifa, neste momento, com relação a datas, é a do entorno imediato, do pátio do Beira-Rio. Hoje, nós estamos pavimentando a base que receberá essas estruturas temporárias. A Fifa tem uma necessidade mais urgente entre a próxima terça e sexta-feira, quando chegarão os primeiros equipamentos das estruturas temporárias, que serão alocados atrás do centro de eventos do Internacional.”

Para a vice-presidente do Internacional, Diana Oliveira, o ritmo das obras de pavimentação do entorno evoluiu nos últimos dias, mas ainda há o que ser feito pela prefeitura. O clube gaúcho também é responsável por parte das obras ao redor do Beira-Rio. “A missão do entorno, a pavimentação do entorno imediato, é uma missão nossa também, e tem se desenvolvido muito ao longo dos últimos dias”. “Dentro do estádio está tudo relativamente tranquilo para viabilizar e adequar, agora, fora, ainda há que correr bastante”, diz.

“O principal problema relatado pelo torcedor na inauguração do Beira-Rio foi o chegar no estádio, porque temos muita obra acontecendo no entorno, e isso precisa estar pronto, essa parte é fundamental para a realização dos jogos da Copa. A operação do trânsito, da mobilidade urbana do entorno, da chegada dos torcedores, isso precisa fluir com maior naturalidade, e nesse momento a gente sabe que o desafio é superar as frentes de trabalho que pavimentam o entorno e deixam tudo pronto pras estruturas temporárias”, afirma Diana.

Tanto Internacional quanto prefeitura, no entanto, afirmam que as obras do entorno são de execução relativamente fácil. “É na superfície, não tem a complexidade de uma obra viária que precisa desviar o trânsito, aí tu te depara com uma árvore e tem o problema com pessoas que protestam. Numa obra de pavimento dessas, não há qualquer complexidade, por isso o ritmo é mais rápido. Não teremos nenhum problema em cumprir o compromisso com a Fifa”, garante Baú.

Estacionamento da Fifa comprometido

Apesar do otimismo com a evolução das obras, Internacional e prefeitura ainda se desentendem com relação à limpeza do entorno do Beira-Rio. O clube já foi notificado seis vezes, desde o dia 31 de dezembro de 2013, para retirar o entulho da reforma do estádio que está em uma área da prefeitura. Este local será usado pela Fifa para um estacionamento durante a Copa.

"Para a prefeitura entregar a obra para a Fifa, é preciso que eles retiram o entulho, são 33 mil metros cúbicos de entulho. Já foram notificados seis vezes e essa solução não está sendo dada”, afirma o coordenador técnico das obras da Copa. “A prefeitura está muito tranquila em relação às obras de mobilidade, mas o estacionamento da Fifa está comprometido se o Internacional não tirar urgentemente esses entulhos da obra. É um compromisso da prefeitura para a Copa, e um parceiro nosso está de certa forma comprometendo. Estamos confiantes no parceiro Internacional, apesar de achar que é muito desafiador, existe muita coisa a ser feita.”

A última notificação foi entregue ao Internacional na segunda-feira. O clube gaúcho garante que vai limpar completamente a área necessária até esta sexta-feira. "Até sexta, tudo ali deve estar limpo. A Andrade Gutierrez já está trabalhando nisso", explicou o vice de administração do Inter, José Amarante.

Obras do trânsito de Porto Alegre não ficarão prontas

Das sete obras que a capital gaúcha incluiu no PAC da Copa inicialmente, apenas duas ficarão prontas para o evento: o entorno do estádio e o viaduto da avenida Júlio de Castilhos, no Complexo da Rodoviária. O viaduto, no entanto, não é considerada mais uma obra da Copa desde junho de 2013. “Ele vai ficar pronto para a Copa por uma consequência natural. A conclusão do viaduto vai ocorrer em maio, mas desvinculado da Copa”, esclarece Baú.

O viaduto promete desafogar o tráfego de veículos que saem do centro da capital gaúcha para a BR-290. “É uma obra realizada num ponto difícil, no centro de Porto Alegre. Uma obra desse porte tem implicações, precisa fechar o trânsito. Não tem como não ter impactos, mas a gente procura minimizar”, diz o engenheiro.

O sistema BRT de ônibus também teve sua inauguração adiada para 2015. Apenas a substituição do piso em asfalto por placas de concreto em três corredores ficará pronto para a Copa do Mundo. A adaptação das estações ao padrão BRT e a implantação da tecnologia que controlará o sistema ainda estão na fase de projetos. 

Fonte: Terra
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