PUBLICIDADE

Balsas com combustível chegam ao AC para abastecer população

25 mar 2014 - 22h46
(atualizado em 26/3/2014 às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Duas balsas chegaram nesta terça-feira à região mais populosa do Acre carregadas com combustível e gás de cozinha. As operações por via fluvial visam a garantir o abastecimento do Estado, que foi dificultado pela situação da BR-364. A rodovia está parcialmente alagada por causa da cheia do rio Madeira.

A primeira balsa chegou a Rio Branco, capital do Estado, com 720 toneladas de gás. Esse é o terceiro carregamento que chega por meio da rota criada para garantir o abastecimento na capital. A quarta balsa também já está a caminho, segundo o governo do Estado. Ela saiu de Manaus ontem, com mais 450 toneladas, e a previsão de chegada é 7 de abril.

A segunda balsa com 600 mil litros de combustível aportou em Porto Acre, município vizinho à capital, e será encaminhado para Rio Branco com 100 mil litros trazidos de Cruzeiro do Sul, por meio da BR-364. O atraso no transporte causa desabastecimento em vários postos da capital do Estado.

O trânsito na BR-364, entre os Estados do Acre e Rondônia, continua sendo monitorado, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalha na construção de um novo ponto de atracação para as balsas nos trechos que estão inundados para garantir a travessia de caminhões com itens de primeira necessidade. Também foi feito um desvio na cidade de Cacoal, passando pela cidade de Rolim de Moura e seguindo até Pimenta Bueno, todas em Rondônia.

O nível do rio Madeira continua subindo e registrou na manhã desta terça-feira, em Porto Velho, 19,62 metros. A cota de alerta é 14 metros. Já o rio Acre, em Rio Branco, está em vazante e, na manhã de hoje, registrou 11,96 metros. A cota de alerta é 14 metros, mas ele chegou a alcançar 16,77 metros. Algumas famílias começaram a deixar os abrigos públicos e voltar para casa. No total, 1.176 famílias foram levadas para esses abrigos e aquelas residentes nas cotas mais baixas do rio ainda permanecem no Parque de Exposições da capital.

Segundo o governo do Acre, as Defesas Civil municipal e estadual continuam monitorando a variação de todos os rios do Estado, principalmente durante o período chuvoso.

Colaborou com esta notícia o leitor Neutel, de Rio Branco (AC), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Compartilhar
Publicidade
Publicidade