PUBLICIDADE

Baixa umidade em SP caracteriza situação de alerta da OMS

17 jun 2010 - 14h20
Compartilhar

Os níveis de umidade registrados no início da tarde desta quinta-feira foram considerados excessivamente baixos em várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, segundo informações da agência climatológica Climatempo. A situação no litoral paulista era a mais crítica, no Guarujá a umidade relativa do ar era de 19%, índice que caracteriza situação de alerta pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O teor de umidade é considerado muito baixo para regiões terrestres e, especialmente preocupante, em regiões litorâneas. Os limites de alerta por conta de ar seco variam de 13% a 20% de umidade no ar, segundo a OMS.

Na região de Uberaba, no Triângulo Mineiro, às 13h, a umidade relativa do ar baixou para 20%. Em Brasília, no mesmo horário, o aeroporto internacional registrava 22% de umidade relativa. Na tarde de quarta-feira, esta região da capital federal entrou em estado de emergência, com a umidade relativa abaixo de 12%.

No sul de Minas Gerais, o aeroporto de Poços de Caldas estava com 24% de umidade relativa às 13h. O aeroporto de Goiânia registrava 25% no mesmo horário. A região de Palmas também já estava bem seca e tinha apenas 27% de umidade neste horário. Os aeroportos de Anápolis e Campo Grande registravam 28% de umidade relativa do ar.

Os níveis de umidade nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro também já chamavam atenção no início da tarde desta quinta-feira. Na zona norte da capital paulista, o Campo de Marte registrava 31% de umidade relativa. No Rio de Janeiro, o ar ainda estava mais seco na zona oeste da cidade, onde o Campo dos Afonsos tinha 29% de umidade no ar, às 13h.

Em cidades como Uberlândia, Cuiabá, Montes Claros, Belo Horizonte, Guaratinguetá a umidade relativa às 13h variavam de 30 a 32%, conforme a medição dos aeroportos locais.

Todos estes valores já são baixos e tendem a diminuir um pouco no decorrer da tarde, com o aquecimento do ar. A diminuição dos níveis de umidade esta semana sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil já era esperada, por conta de outra massa polar forte que passou sobre o centro-sul do País. O ar polar é naturalmente seco e sempre que passa por um local ocorre a redução dos níveis de umidade do ar. Porém, o ar já estava seco no Sudeste e o Centro-Oeste por causa das outras ondas de frio que passaram pelo país desde a virada de abril para maio.

A sexta-feira e também o fim de semana serão de secura nas duas Regiões.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade