PUBLICIDADE

Cidades

Baixa umidade do ar deixa São Paulo em estado de atenção

2 set 2010 - 12h16
(atualizado às 12h34)
Compartilhar

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção na manhã desta quinta-feira devido à baixa umidade relativa do ar. Às 11h, o índice estava em 29%. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), esse índice de umidade pode diminuir ainda mais durante a tarde, podendo ficar abaixo dos 20%, caracterizando estado de alerta.

infográfico, info, umidade, ar
infográfico, info, umidade, ar
Foto: Arte / Terra

A recomendação é que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h e não pratique exercícios entre as 11h e 15h. É aconselhável a ingestão de bastante líquido para evitar problemas de desidratação.

A Defesa Civil alerta ainda às pessoas para que não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca, pois a baixa umidade relativa do ar pode aumentar as chances de incêndio nas pastagens e florestas. Nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade