PUBLICIDADE

Bairro alagado: solo estava encharcado e água não escoou, diz CGE

14 dez 2009 - 16h48
(atualizado às 17h05)
Compartilhar

Após seis dias do fim da segunda chuva mais volumosa registrada em São Paulo desde 1999, a região conhecida como Pantanal, no bairro de São Miguel Paulista, extremo leste da capital, ainda permanece alagada.De acordo com o meteorologista Adílson Azevedo, do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, a água do Rio Tietê tranbordou porque o solo já estava encharcado.

"Essa chuva durou cerca de 12 a 13 horas e não foi forte. Foi moderada, mas atingiu a bacia do rio Tietê. Com as chuvas anteriores, o solo já estava encharcado e a água não infiltrou", disse Azevedo em entrevista ao Terra TV.

A região atingida abriga cerca de 60 mil moradores, segundo a subprefeitura de São Miguel. De acordo com o órgão, o bairro ainda está alagado por ser uma área de várzeas do Rio Tietê, onde a água não escoa por conta das moradias irregulares.

A chuva que causou o alagamento na zona leste foi o equivalente a cerca de um terço de toda a precipitação esperada para o mês de dezembro, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Segundo o órgão, o índice desta terça-feira é considerado o segundo maior desde 1999, quando o CGE foi fundado.

Decorridos apenas 14 dias do início do mês, a cidade já registra um acumulado médio de 161 mm, que reflete cerca 80% da média para o mês, segundo Azevedo. "Certamente vamos ultrapassar a média do mês e a expectativa é de que ultrapassemos também as médias dos meses de janeiro, fevereiro e março", disse Azevedo.

Quatro dias após o fim da intensa chuva que atingiu São Paulo, bairros da zona leste ainda estão alagados
Quatro dias após o fim da intensa chuva que atingiu São Paulo, bairros da zona leste ainda estão alagados
Foto: Mario Angelo / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade