PUBLICIDADE

Cidades

Bahia confirma 1ª morte por dengue no Estado em 2011

23 fev 2011 - 18h40
(atualizado às 18h42)
Compartilhar

A Secretaria de Saúde do município de Jequié (BA), a 359 km de Salvador, confirmou nesta quarta-feira a primeira morte por dengue no Estado este ano. Trata-se de uma idosa de 61 anos, que teve a identidade preservada e que morreu em 27 de janeiro. A informação sobre o óbito só foi divulgada pela Secretaria de Saúde depois que o resultado do exame, encaminhado para análise ao Centro de Referência de Doenças Endêmicas Pirajá da Silva (Piej), deu positivo para a doença.

De acordo com a secretária de Saúde, Stela Souza, de janeiro até a última terça-feira, foram registradas 109 notificações, sendo 11 casos confirmados, incluindo o óbito. Desses casos, dois foram de dengue clássica, sete de dengue com complicações e dois de febre hemorrágica.

Ainda em relação aos números da dengue em Jequié, 13 casos foram descartados, enquanto que os demais estão em fase de laboratório. Para fazer frente ao avanço da doença, Stela enfatizou que "a prefeitura está reforçando as principais ações contra a dengue".

A exemplo dos anos anteriores, uma força-tarefa, formada por agentes e demais profissionais da saúde, lideranças comunitárias e representantes da comunidade, é treinada e capacitada para desenvolver atividades conjuntas de mobilização para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença.

A dengue

A doença é transmitida pela picada do mosquito hospedeiro infectado. O vírus passa por um período de incubação de quatro a 10 dias. Os primeiros sinais são febre alta, dor nas articulações e músculos, fraqueza, falta de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, fortes dores de cabeça e dor no fundo dos olhos.

A chamada dengue clássica cura-se naturalmente, quando o organismo livra-se do vírus através de anticorpos. A forma hemorrágica, no entanto, requer mais cuidados. Quando o paciente apresenta o quadro hemorrágico existe sangramento da gengiva, das narinas e de órgãos internos, o que ocasiona as dores abdominais.

Não existe um tratamento específico para a dengue. São tratados somente os sintomas, ou seja, antitérmicos auxiliam a controlar a febre e os analgésicos amenizam as dores musculares e de cabeça, por exemplo. A dengue é uma doença de cura definitiva e espontânea. Isso quer dizer que a pessoa estará sã quando o ciclo do vírus se completar no organismo. Quando há suspeita de dengue, todos os medicamentos que sejam feitos à base de ácido acetilsalicílico têm de ser evitados.

Fonte: Agência A Tarde
Compartilhar
Publicidade