PUBLICIDADE

Cidades

Avião cai sobre casa em Curitiba; piloto morre

2 mar 2011 - 10h14
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Roger Pereira e Joyce Carvalho
Direto de Curitiba

Um avião caiu na manhã desta quarta-feira sobre uma casa próxima ao Aeroporto do Bacacheri, o segundo maior de Curitiba. A aeronave não conseguiu ganhar altura, atingiu a casa e explodiu, sendo consumido pelas chamas. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência e confirmou a morte do piloto do monomotor prefixo PT-OIS, identificado como Victor Ascânio Caldonazo, único ocupante do avião. Inicialmente, foi dito que um co-piloto também estaria na aeronave, o que foi desmentido.

Avião não atingiu altura e caiu sobre casa ao lado do aeroporto
Avião não atingiu altura e caiu sobre casa ao lado do aeroporto
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra

Havia quatro pessoas na residência, que contava com um escritório na parte da frente. O avião teria caído nos fundos, dando tempo para a fuga, já que todos os moradores estavam na outra parte da casa. Dois teriam ficado feridos, mas sem gravidade. Apenas um vizinho precisou de atendimento médico, pois inalou fumaça do incêndio provocado pela explosão. Ele já passa bem. Segundo a moradora Maria Olizete da Costa, já havia caído um avião no terreno antes da construção da casa há quatro anos. "Quando vi, corri para salvar minha nora e meu neto de oito meses", contou.

O avião caiu na rua Ildefonso Assumpção, na esquina com a rua Fagundes Varella, a uma quadra do aeroporto e uma das mais movimentadas dos bairros Bacacheri e Jardim Social. De acordo com o plano de vôo registrado no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), o monomotor partiria para Pará de Minas (MG). O avião pertencia ao próprio piloto. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Seripa) está deslocando uma equipe de Porto Alegre para Curitiba. O laudo preliminar deve sair em 30 dias. O aeroporto já foi reaberto.

A vítima, o piloto do monomotor, era bioquímico e foi diretor do laboratório Aisengart. Ele pilotava aviões desde a década de 1980. Deixou esposa e duas filhas.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade