PUBLICIDADE

Atendimento itinerante tenta suprir deficiências na saúde do Rio

26 mai 2013 - 10h15
(atualizado às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Por meio de atendimento em ônibus itinerante, moradores do Rio do Janeiro que tenham dificuldades de acesso aos serviços das unidades de saúde da prefeitura vão poder contar com atendimento médico. A iniciativa da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, visa prestar atendimento à população carente dos bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e encaminhar as pessoas com casos graves para as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto Qualimóvel oferece serviços de oftalmologia, odontologia, massoterapia e clínica geral. Neste domingo, o veículo estará no Conjunto Merck, na Taquara, em Jacarepaguá, na zona oeste. A partir das 9h foram distribuídas 468 senhas, sendo 110 para oftamologia, 55 para clínica geral, 50 para odontologia, 200 para tratamento dentário e 53 para massoterapia. O atendimento termina às 16h.

Segundo a secretária do SESQV, Cristiane Brasil, o Qualimóvel tem por objetivo obter resultados positivos dos pacientes: em muitos casos são diagnosticados problemas como refração, catarata, glaucoma, retinopatia diabética, diagnóstico precoce de patologias cirúrgicas que levam a cegueira.

"Considerando a desigualdade social e a situação de fragilidade dos idosos, o ônibus itinerante traz benefícios à população acima de 40 anos de idade já no atendimento primário, promovendo melhor qualidade de vida, saúde e inclusão social", disse a secretária.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade