PUBLICIDADE

Ar seco predomina em grande parte do País; chove forte em PE

1 jul 2010 - 07h44
(atualizado às 09h35)
Compartilhar

A umidade que o vento traz do mar, nesta quinta-feira, ainda forma muita nebulosidade e deixa o tempo instável sobre a região leste do Nordeste. Pode chover forte no litoral de Pernambuco, Estado castigado pelas enchentes nas últimas semanas. As informações são da Climatempo.

São José dos Campos (SP) amanheceu sob neblina
São José dos Campos (SP) amanheceu sob neblina
Foto: Lucas Lacaz Ruiz / Especial para Terra

Uma forte massa de ar seco cobre o Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil e impede a formação de nuvens carregadas. Principalmente em São Paulo e no centro-oeste de Minas Gerais e em todos os estados do Centro-Oeste, a umidade fica bastante baixa durante a tarde desta quinta-feira.

Aliado ao tempo seco, o dia amanheceu sob forte nevoeiro na capital e no interior de São Paulo. No aeroporto de Guarulhos, a neblina reduziu a visibilidade entre as 5h e as 8h. Em São José dos Campos, o nevoeiro limitou a 300 m a visibilidade no aeroporto local, por volta das 9h.

Na costa norte do país, a proximidade da Zona de Convergência Intertropical espalha muitas nuvens. Confira a previsão do tempo para a sua região:

Nordeste

Nesta quinta-feira, áreas de nuvens que avançam do mar provocam chuva que pode ser forte no litoral entre Pernambuco e São Luís (MA). O sol predomina e não chove no oeste da Bahia, de Pernambuco e da Paraíba e no sul do Ceará, do Piauí e do Maranhão. O tempo fica instável, com chuva de moderada intensidade no sul, no litoral e no leste da Bahia, em Sergipe, em Alagoas, no Rio Grande do Norte e nas demais áreas de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará, do Piauí e do Maranhão

Sudeste

O ar seco predomina sobre todo o Sudeste. O dia começa com temperatura amena e há condições para formação de geada na Serra da Mantiqueira, mas o sol logo aparece e a temperatura sobe. As demais áreas de São Paulo e de Minas e também os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo têm um dia ensolarado e sem chuva. O dia começa com névoa em áreas do Rio de Janeiro e do leste paulista, inclusive sobre a capital.

Norte

O ar seco deixa o tempo firme, com muito sol e sem chuva no Tocantins, em Rondônia, no Acre, no centro-sul do Pará e na maior parte do Amazonas. O sol aparece, mas o ar mais quente e úmido favorece a formação de nuvens que provocam pancadas isoladas de chuva a partir da tarde no norte do Amazonas e do Pará. O tempo fica instável, com chuva a qualquer hora do dia que intercala com aberturas de sol entre muitas nuvens em Roraima e no Amapá.

Sul

Uma forte massa de ar seco ganha força sobre o Sul do Brasil. A maior parte do Rio Grande do Sul e os Estados de Santa Catarina e do Paraná têm um dia com bastante sol e sem chuva. O dia começa com névoa em áreas do leste de Santa Catarina e do Paraná. Ao longo do dia as nuvens aumentam no leste e no sul gaúcho, mas não chove.

Centro-Oeste

Uma forte massa de ar seco predomina sobre a Região Centro-Oeste do Brasil. O sol aparece com força em todos os Estados. A umidade fica baixa à tarde com valor abaixo de 30% principalmente em Goiás e no Distrito Federal. Com isso, não há condições de chuva.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade