PUBLICIDADE

Ar seco põe Centro-Oeste sob alerta; frente fria se forma no Sul

3 set 2010 - 05h15
(atualizado às 08h38)
Compartilhar

No Sudeste e em grande parte do Centro-Oeste o ar continua muito seco e mantém os índices de umidade baixos nesta sexta-feira. Segundo a Climatempo, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20% no Centro-Oeste. Uma nova frente fria se forma sobre o Sul do País e reforça a instabilidade principalmente no Rio Grande do Sul. As nuvens ganham força ao longo do dia também em grande parte de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. No Sudeste e em grande parte do Centro-Oeste o ar continua muito seco e mantém os índices de umidade baixos. Muita nebulosidade e pancadas de chuva em Rondônia, no Acre, no Amazonas e em Roraima. No leste nordestino a umidade que vem do mar forma muitas nuvens baixas.

Sol é encoberto por faixa de poluição durante o amanhecer em São Paulo
Sol é encoberto por faixa de poluição durante o amanhecer em São Paulo
Foto: Bruno Marinho / Futura Press

Centro-Oeste

Sol e aumento de nuvens no oeste de Mato Grosso e no oeste e no sul de Mato Grosso do Sul. Sol com poucas nuvens nas demais áreas do Centro-Oeste. Faz bastante calor à tarde e não há condições para chuva. A umidade relativa do ar fica baixa nos horários mais quentes do dia, podendo atingir valores menores que 20% nas horas mais quentes do dia. Valores de umidade abaixo de 20%, significa estado de alerta, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Sul

Uma frente fria provoca chuva a qualquer hora que pode ser forte e volumosa no sul catarinense e em grande parte do Rio Grande do Sul, exceto no sul do Estado, onde a chuva ocorre intercalada com períodos de melhoria. No centro-oeste catarinense, na região de Florianópolis e no sul e oeste do Paraná a chuva acontece a qualquer hora e intercala com aberturas de sol. No Vale do Itajaí e no litoral do Paraná as nuvens aumentam, mas não chove. Sol e ar seco nas demais áreas do Paraná.

Sudeste

O sol aparece em todas as áreas do Sudeste. O ar seco que cobre todos os Estados dificulta a formação de nuvens carregadas, com isso não há condições para chuva. A umidade do ar fica muito baixa nas horas mais quentes do dia, especialmente no interior de São Paulo, de Minas Gerais e em algumas áreas do Rio de Janeiro. Ao amanhecer acontece névoa em áreas isoladas, principalmente nas regiões de vales e baixadas.

Nordeste

O sol aparece e ocorrem pancadas de chuva ao longo do dia, no sul, no Recôncavo e no litoral da Bahia, no Planalto da Conquista, na Chapada Diamantina, na região de Paulo Afonso, em Sergipe e no litoral na Zona da Mata de Alagoas. No Agreste, na Zona da Mata e no litoral de Pernambuco e no leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, sol, muitas nuvens e rápidas pancadas de chuva. Nas demais áreas nordestinas, faz bastante sol, muito calor e não há condições para chuva.

Norte

O ar seco deixa o tempo firme, com bastante sol e sem chuva no Tocantins, no centro-sul do Pará e no leste do Amazonas, inclusive em Manaus. O tempo fica instável, com sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia no oeste do Amazonas, no Acre e em Rondônia. Nas demais áreas da Região, o sol aparece forte, faz calor e devido a ao tempo quente e úmido, as nuvens aumentam e provocam pancadas de chuva à tarde.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade