PUBLICIDADE

Ar quente e úmido e frente fria deixam o tempo chuvoso no País

1 fev 2013 - 05h25
Compartilhar
Exibir comentários

O predomínio de ar quente e úmido, a presença de uma frente fria entre o Espírito Santo e o sul da Bahia e a circulação dos ventos em vários níveis atmosféricos geram nuvens de chuva em grande parte do País. O ar seco atua no Nordeste e em Roraima. A circulação dos ventos sobre o Brasil leva umidade para o Sul nesta sexta-feira, o que vai aumentar a nebulosidade e a chance de chuva, menos no sul gaúcho e leste catarinense - o calor continua acima do normal na Região. Na maior parte do Sudeste chove a qualquer hora do dia, de acordo com a Climatempo. Confira a previsão pelo País:

<b>26 de fevereiro</b> Jovem aproveita o dia de sol e entra no mar da praia de Ipanema
26 de fevereiro Jovem aproveita o dia de sol e entra no mar da praia de Ipanema
Foto: Alessandro Buzas / Futura Press

Saiba como se calcula a sensação térmica

Norte

O ar muito úmido e o calor favorecem a formação de nuvens carregadas que provocam chuva em grande parte do Norte. A maior parte da Região tem períodos com sol. A chuva é mais volumosa no Amazonas, Acre, Rondônia e no Pará. Há risco de temporais no sul de Rondônia.

Nordeste

O ar seco atua forte sobre o Nordeste e inibe a formação de nuvens de chuva. O sol brilha forte e não chove em grande parte da Região. Pancadas de chuva ocorrem no oeste e no sul da Bahia, no Maranhão, no sul e no oeste Piauí, no litoral de Pernambuco até o Rio Grande do Norte.

Centro-Oeste

Áreas de instabilidade atuam na Região, deixando muitas nuvens carregadas. Ocorrem pancadas de chuva. No norte de Goiás, Distrito Federal e sul do Mato Grosso do Sul, chove só à tarde. As outras áreas têm períodos com sol e pancadas de chuva. Há risco de temporais.

Sudeste

Áreas de instabilidade ainda deixam muitas nuvens no centro-oeste e no norte de São Paulo, no triângulo mineiro e no Espírito Santo. Chove a qualquer hora do dia. Nas outras áreas, o sol aparece mais forte, mas há previsão de chuva a partir da tarde.

Sul

Sol e calor em todo o Sul. A umidade começa a aumentar na maior parte da Região e mais nuvens se formam ao longo do dia e provocam pancadas de chuva à tarde. Só não chove no sul e no centro-oeste do Rio Grande do Sul e leste de Santo Catarina.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade