PUBLICIDADE

Após paralisação, trens voltam a funcionar em Porto Alegre

Trens funcionarão das 17h30 às 20h, segundo acordo feito entre o sindicato dos metroviários e a Trensurb

11 jul 2013 - 17h22
(atualizado às 17h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Parados por conta da Greve Geral realizada nesta quinta-feira em todo o País, os trens voltarão a funcionar normalmente em Porto Alegre a partir das 17h30 às 20h. A decisão foi tomada em reunião entre representantes da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS), na Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/" href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/">Greve Geral</a>

No encontro, foi definido também que a Brigada Militar irá colaborar na segurança das estações e passarelas, para evitar novos atos de vandalismo, como os cometidos na manhã de hoje.

De acordo com a empresa, os trens deveriam circular das 5h30 às 8h30, mas uma das composições teve os vidros quebrados por manifestantes, e os trilhos foram invadidos. Por isso, a operação foi interrompida às 7h30. 

Greve geral
Milhões de trabalhadores prometem cruzar os braços e paralisar serviços fundamentais como bancos, indústria, obras, transporte público e construção civil em várias cidades. Entre as entidades que aderiram a paralisação nacional estão a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), além do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da União Nacional dos Estudantes (UNE). 

Chamado pelos sindicatos de greve geral, o movimento - que pegou carona na onda de protestos que atingiu diversas cidades brasileiras em junho - é o quarto desse tipo em 190 anos, desde a Independência (7 de setembro de 1822). Em 2013, a novidade é a unificação dos sindicatos e movimentos sociais em uma pauta que cobra o avanço do Brasil. 

Veja a lista divulgada pela Força Sindical das cidades que devem participar do dia de paralisações:

ESTADO CIDADES
Amazonas Manaus
Alagoas Maceió
Bahia Salvador, Itabuna, Alagoinhas, Brumado, Caetité, Jequié, Camaçari, Nazaré, São Roque e Itabuna
Ceará Fortaleza
Distrito Federal Brasília
Espírito Santo Vitória
Goiás Catalão e Anápolis
Mato Grosso Cuiabá
Mato Grosso do Sul Campo Grande
Minas Gerais Belo Horizonte e Ipatinga
Pará Belém
Paraná Curitiba
Pernambuco Recife
Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende
Rio Grande do Norte Natal
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Região Metropolitana
Santa Catarina Florianópolis, Criciúma, Itajaí e Chapecó
São Paulo São Paulo, Osasco, Santo André, Guarulhos, São Caetano, Santos, Barretos, Marília, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Lorena, Araçatuba, entre outras.
Sergipe Aracaju
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade