PUBLICIDADE

Cidades

Após madrugada sem ocorrências, chuva continua em SP e SC

9 set 2009 - 05h06
(atualizado às 14h13)
Compartilhar

Na quarta-feira há risco de chuva forte a qualquer hora no sul do Estado de São Paulo, com rajadas de vento e trovoadas. Na capital, o sol pode aparecer em meio às nuvens, mas a previsão é de períodos nublados com chuva a qualquer hora. Tanto em São Paulo quanto em Santa Catarina, a Defesa Civil não registrou novas ocorrências durante a madrugada.

No início da madrugada desta quarta-feira, uma grande quantidade de raios se formava sobre a região da serra da Cantareira, na Zona Norte da Grande São Paulo
No início da madrugada desta quarta-feira, uma grande quantidade de raios se formava sobre a região da serra da Cantareira, na Zona Norte da Grande São Paulo
Foto: Rodrigo Carraro / vc repórter

Choveu durante a madrugada em diversas regiões paulistas, especialmente na cidade de Rio Claro, além de fortes trovoadas em Guarulhos. Também foram atingidos o Vale do Paraíba e a região de Peneápolis.

A capital paulista registrou nesta terça-feira o dia mais chuvoso em um mês de setembro em quase 25 anos, chegando ao índice de 66,2 mm em 10h, entre as 7h e as 17h, segundo a agência metereológica Climatempo. O segundo dia mais chuvoso da história no mês registrou 62,6 mm em 24h, no dia 20 de setembro de 1984.

Os pontos de alagamento na capital paulista diminuíram durante a madrugada. Às 4h, foram registrados alagamentos na Marginal Pinheiros, 100 m ápós Cidade Jardim, na esquina das ruas Prof. Luciano Prata com Afonso Galucci e no acesso à ponte Nova Morumbi.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo retirou a cidade de São Paulo do estado de atenção, às 21h desta terça-feira, após 13 horas ininterruptas, por conta das fortes chuvas que atingiram a capital. O estado de atenção para as zonas sul, norte, oeste, leste e centro, além das regiões que compreendem as marginais Tietê e Pinheiros, havia sido decretado no início da manhã, às 8h05.

Além do estado de atenção em toda a cidade, as marginais Tietê e Pinheiros tiveram o estado de alerta decretado pelo CGE no início da tarde, às 13h15, quando a água transbordou e invadiu as pistas. O índice máximo de atenção, segundo as regras da prefeitura, foi retirado às 18h40.

Três mortos
O Corpo de Bombeiros de Osasco deslocou uma nova equipe durante a madrugada para aprimorar as buscas às três crianças que foram soterradas após um deslizamento ocorrido no Morro do Socó.

O Corpo de Bombeiros confirmou uma morte no local do deslizamento, informação que foi corroborada pela Defesa Civil de São Paulo às 15h. O órgão teria informado duas mortes às 12h. Três pessoas foram socorridas.

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil não registrou nenhuma nova ocorrência durante a madrugada em São Paulo.

Sudeste
No centro-norte e no leste mineiro, no Espírito Santo e no norte do Rio, o sol brilha com força entre poucas nuvens e não chove. Nas outras áreas de Minas e do Rio e no nordeste de São Paulo, o sol também aparece forte, mas algumas nuvens se formam e provocam pancadas isoladas de chuva. Nas outras áreas paulistas, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora.

SulEm Santa Catarina, onde rajadas de vento deixaram cerca de 72 mil pessoas desabrigadas, esta quarta-feira deve ser de instabilidade. No centro-leste do Estado catarinense, a previsão é de chuva forte com rajadas de vento e descargas elétricas em qualquer período do dia.

O dia será de instabilidade nas demais regiões do Sul do País. No nordeste gaúcho e no centro-leste do Paraná, há previsão de chuva e vento forte. No noroeste gaúcho e nas demais áreas catarinenses e paranaenses, o sol não aparece e ocorrem pancadas de chuva ao longo do dia. Nas demais regiões o tempo fica firme e o sol aparece, mas a temperatura não sobe muito.

A Defesa Civil de Santa Catarina informa na madrugada desta quarta-feira que a situação na maior parte das cidades está normalizada. Com exceção das regiões mais atingidas pelos vendavais e pelas chuvas, como é o caso da cidade de Guaraciaba. Não estão previstos alertas para as demais cidades de Santa Catarina.

Nesta quarta-feira, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, estará na região de São Miguel do Oeste para verificar as áreas mais atingidas pelos vendavais. A compra de lonas plásticas foi autorizada em caráter emergencial para utilização nos municípios mais atingidos, além de telhas, colchões e cestas básicas para as vítimas. Cinco municípios estão em estado de emergência: São Domingos, Santa Terezinha do Progresso, Vargeão, Vargem Bonita e Dionísio Cerqueira. O último balanço da Defesa Civil na terça-feira indicou 4 mortos em Guaraciaba, além de 80 feridos e 1,4 mil edificações danificadas ou destruídas.

A Defesa Civil também alerta para os prováveis fios energizados ou postes caídos nas áreas atingidas, uma vez que os transformadores automáticos estão sendo consertados pela Companhia Elétrica do Estado (CELESC). As fortes chuvas deixaram cerca de 1 milhão de pessoas sem luz, o que equivale a 20% da população da cidade.

Redação Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Paulo Carraro, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade